segunda-feira, 16 de julho de 2012

CATÓLICOS PERMANECEM SENDO MAIORIA


De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira.
Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.
A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos divididos, pulverizados, em cerca de 2000 confissões religiosas diferentes, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.
Por outro lado o Censo Anual de 2010 realizado pela CNBB — revelou uma “Igreja Muito Viva”. Os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento.
Embora alguns digam que a religião está fadada ao fracasso, o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias, ampliando, assim, o alcance da Igreja, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas.
O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.
O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 2000 e 2010.No Brasil, em 2000, eram 16.772 padres, em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000, era um padre para 10.123,97 habitantes. Dez anos depois um padre tem o número de 8.624,97 habitantes.
Os dados revelam também um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010.
Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails