CRIC


CRIC - Centro de Recuperação Imaculada Conceição 

Droga é violência.
Salvar é nossa missão.

Somos o Centro de Recuperação Imaculada Conceição (CRIC), uma entidade sem fins lucrativos. Que iniciou seu trabalho em 2007 e está localizada no município de Gravataí. Nossa finalidade é recuperar e ressocializar dependentes químicos, apoiar as suas famílias e promover projetos de prevenção ao uso de drogas.

Vinculado à Paróquia Imaculada Conceição, de Canoas, e São Sebastião, de Porto Alegre, o CRIC é uma entidade terapêutica constituída de um grupo de 32 voluntários (leigos, leigas cristãs e padres), além de profissionais da área da saúde, como psicólogo, médico e psiquiatras. Seus reeducandos, que vêm por livre vontade, são acompanhados, para que possam voltar à vida digna na sua família e na sociedade.

Para o pleno funcionamento, o CRIC conta com uma equipe de profissionais qualificados com finalidade de monitorar os residentes, auxiliando-os no tratamento para que, durante nove meses, possam adquirir confiança em si, na pessoa do outro e, especialmente, da sociedade para a qual pretendem voltar, capacitados a produzir frutos de vida e dignidade.

Acreditamos que os dependentes químicos são os prediletos de Deus, os mais pobres entre os pobres. Quando os julgamos indignos, não nos esqueçamos do que Jesus diz aos fariseus: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Aprendam: prefiro a misericórdia ao sacrifício.” (Mt 9, 12s).

Quando abrimos o CRIC, as dificuldades eram imensas e os recursos limitadíssimos. Faltava tudo, às vezes até a coragem. Certo dia, cansados de bater de porta em porta, pedindo ajuda sem nada conseguir, começamos a ficar desanimados, até que um amigo nos disse:

-- Se salvamos um jovem, todo esse trabalho terá valido a pena.

Indignado, um de nós respondeu:

-- Bem capaz! Todo esse trabalho para salvar apenas uma pessoa?

No que o amigo explicou, olhando nos olhos:

-- Se essa pessoa fosse o teu filho, tu dirias que todo o sacrifício estaria justificado.

Hoje, amamos a cada um, e sentimos como sendo nosso verdadeiro filho.

Então, irmão, para Deus é assim: cada um deve ser amado e protegido como seu verdadeiro filho. É isso que somos: nada menos que dignos filhos de Deus. Se alguém não se contentasse em oferecer a seu amigo um presente, mas se entregasse a ele pessoalmente, como servo, trabalhando dia e noite, mostraria um grande amor. Pois isso mesmo faz Deus conosco. Não se contentou com esse trabalho manual, cansativo, humilde, tolerando todos os tormentos humanos até os sofrimentos da sua paixão e morte na cruz, para nos mostrar a última prova do amor, que é dar a vida pelos amigos?

Se não somos insensíveis a esta causa, devemos confessar que nosso amor não só deve ser um amor de gratidão, um amor de união, mas também um amor de ação, de trabalho e de sacrifício, junto aos doentes e sofredores.

Quando o amor de Deus se apodera de uma pessoa, desperta nela um desejo insaciável de trabalhar e de se sacrificar pelo Amado; tudo o que Deus deseja é suave e agradável. Quem ama a Deus não se contenta com pouco, quer chegar ao heroísmo, porque o amor não conhece limites e Deus merece tudo.

O CRIC vem descobrindo esse amor heroico na sua trajetória difícil, mas também repleta das alegrias celestes. Cada jovem recuperado é sinal de contradição neste mundo, prova do amor fiel e verdadeiro de Deus para conosco.

Somos poucos e a obra é imensa. Podemos contar com o seu apoio?

LIGUE PARA NÓS 3472 4552.

Related Posts with Thumbnails