sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ARIDEZ INTERIOR

PERGUNTA DE UMA OUVINTE


Pe. Eduardo
Acredito em Deus, mas nos últimos dias não consigo rezar, se rezo não concluo a oração me sinto uma pecadora!
Abraço fraterno
V.


MINHA RESPOSTA


V.
Salve Maria
Muitos cristãos habituados à oração, à freqüência aos sacramentos, ao serviço ao próximo, familiarizados com Deus, podem, em determinadas épocas, ser acometidos de uma aridez espiritual, que os faz sofrer prolongadamente, mas, em geral, não abandonam a oração, aos sacramentos e o serviço pelos outros.
A aridez é a dificuldade ou o cansaço para a oração. A aridez é o aborrecimento que se sente para se relacionar com Deus, coisa que outras épocas, causava alegria e paz. Hoje, diante dos imprevistos em tudo o que acontece, as almas são afetadas de tal forma, que muitas não conseguem manter-se serenas e esperançosas. Tudo, em tais circunstâncias, parece levá-las a um tédio, a um vazio, quase à repugnância de tudo. Chega-se a estar e a pensar como Cristo, no Getsâmani: “Minha alma está triste…” Chega-se a estar com a alma triste. Muitas são os que, após viverem uma fase tão grande e tão boa, de intimidade com Nosso Senhor, sentem a alma abandonada. A oração é um sacrifício! Deus está longe, indiferente, tanto, que chega-se a duvidar de Sua Existência!
Você que está passando por uma fase como essa, deixou aqui, talvez, uma consolação. A aridez é uma provação, que Deus permite, a fim de purificar, libertar, sarar, transformar, unir Seus filhos à Sua pessoa.
Não se deixe abater pelo desalento, pela aridez. Mesmo com sacrifício, espere sempre por Deus; resista à solidão; abandone-se humildemente nos braços do Pai; não desanime… Com Jesus você, vencerá como outros venceram, essas “noites” espirituais e, com Deus, logo estará íntima, novamente.
Afeto e orações
Pe. Eduardo


RESPOSTA RECEBIDA


Pe.Eduardo


Agradeço do fundo do meu coração as palavras de coragem que o senhor me enviou. Ontem, a noite, ao ler o e-mail, chorei copiosamente. Sabe porquê? Porque, quando vamos procurar ajuda, geralmente é através do sacramento da penitência, as vezes não ouvimos palavras de apoio, consolo e sim críticas. Entendo que a crítica, é para melhorarmos, para não repetir os mesmos erros. Pe.Eduardo, sei que sou pecadora, mas depois de ler essas palavras  que o senhor escreveu, JÁ LI, várias vezes, ontem e hoje. Me sinto aliviada, consolada. Imprimi e coloquei na frente do meu computador para eu ler.
Estou fazendo o que o senhor disse: não me deixar abater pelo desânimo e aridez. Sou bem consciente que Jesus é a Luz da nossa vida, meu escudo, meu tudo. Não esquecendo de Nossa Senhora, que é mãe de Deus, nossa mãe. Nosso rádio sempre está sintonizado na Rádio Alinça. Agradeço suas ternas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails