sábado, 24 de setembro de 2011

DEPENDÊNCIA QUÍMICA - FAÇA-SE RESPEITAR

Saiba amar sendo firme e sabendo reagir da forma correta na hora certa. Você NÃO deve ceder aos desejos do dependente químico. NÃO deve colocar “panos quentes” sobre os erros do dependente, justificar seus erros ou acobertar o seu vício para poupá-lo, pois quanto mais você faz isto, pior a situação do dependente – você simplesmente está facilitando a vida dele.

Não permita que o dependente lhe “explore” você ou de qualquer outro modo. Respeite-se.

Não ignore as formas de manipulação ou chantagens utilizadas pelo adicto. Não estabeleça nenhum tipo de “pacto” ou “acordo” com o indivíduo dependente para manter segredos sobre o consumo de drogas. Isso apenas aumentará a falta de responsabilidade por parte dele

Peça ajuda a quem sabe. NÃO tente imaginar que lidar com uma doença deste porte é uma ciência inata. Milhares de pessoas estudam a adicção e esta é uma das doenças em maior progressão no mundo atual: é grave, é mortal e está longe de ser um problema único da sua família e daquela pessoa. É um flagelo social de enormes proporções e habitualmente a família sente um terrível sentimento de impotência.

Por isso não se meta na tarefa heróica de tentar resolver isto por si. É mesmo necessário pessoas habilitadas em recuperação da dependência química para poder ajudar o seu familiar e há muitas pessoas dispostas a estender-lhe a mão, seja em comunidades de 12 passos, seja em clínicas públicas ou mesmo particulares.

Cuide de si mesmo. Conheça os Grupos de Apoio e suas propostas. Procure alguma reunião à qual lhe faça sentido ir e procure saber tudo acerca da importância e questões relacionadas com os processos de dependência e co-dependência. Arrisque aceitar a hipótese de que os Grupos de Apoio possam lhe ajudar a curar suas feridas, e esclarecer dúvidas acerca de como o dependente afeta a sua vida.

Apesar de você não ser o responsável pela dependência do seu familiar (pois não existem culpados neste processo), você é responsável pelo seu próprio comportamento. Você tem a escolha de ajudar o seu familiar a evitar o consumo de substâncias, através do adequado estabelecimento de limites, acolhimento, orientações e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails