sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MÃE: MISSÃO LINDA E DIFÍCIL

CARTA QUE RECEBI: 


Querido amigo, Padre Eduardo

Venho lutando muito com uma dificuldade dentro do meu lar. Temos dois filhos,e a filha mais velha,de doze anos,está nos tirando do sério. Não há nada que se faça ou diga que a deixe feliz. Está sempre reclamando,com ciúme do mano de  quatro anos, insatisfeita.Tem tudo que podemos dar, dentro  das nossa possibilidades, roupas calçados, atenção. Mas não para de reclamar. Bate de frente com meu esposo, e começam a brigar e gritar. Ela nunca aceita a nossa palavra de imediato, sempre tem que dar uma resposta, e isso aumenta a discussão.
Outro dia a briga foi tão grande, que ela arrumou uma mochila e fugiu, à noite. Ainda bem que foi para a casa da dinda, que conversou bastante com ela e acalmou a situação.
Mas agora parece que voltou tudo de novo, a revolta, o ciúme, a preguiça, a desordem. Eu fico muito triste, pois não consigo encontrar um rumo. Tenho medo que ela fuja de novo, e encontre com algum aproveitador na rua, que faça algum mal à ela.
Rezo muito pela restauração da minha família, durmo sempre com meu tercinho na mão, e muitas vezes o cansaço não me deixa concluir toda a oração e adormeço.
Ela nos cobra que "todas as amigas" saem, vão ao shoping sozinhas, e nós não a deixamos fazer nada, e que quando nós permitirmos ela já vai estar mais velha e não vai ter mais graça.
Tenho medo de deixar e me arrepender. Este mundo oferece muitas facilidades e poucas felicidades, ainda mais para uma menina de doze anos.
Hoje nós discutimos feio, e eu "esfreguei" o terço no rosto dela e disse que  Jesus ia me ajudar a fazê-la voltar à realidade, acordar e ver que nós só estamos querendo que ela seja um pouco mais cooperativa conosco, e faça algumas tarefas da casa, que não conseguimos porque o trabalho não está deixando, e ela fica só dormindo, ou olhando esta "maldita TV" que só serve para desunir as famílias.
Sei que não posso obrigá-la a rezar ou crer em Deus, mas faço ela ir sempre à missa conosco aos domingos, gostando ou não, ela tem que ir.
Bom amigo, desculpa o desabafo, mas eu precisava falar com alguém que pudesse dizer uma palavra, um aconselhamento, uma luz.
Tenha um abençoado dia!
Com carinho.
C.

MINHA RESPOSTA:

C.
Salve Maria
Criança e adolecentes, precisam de limites que as protejam. Dar limites é... -ensinar que os direitos são iguais para todos. - ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo. - Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros. - Dizer "sim" sempre que possível e não" sempre que necessário. - Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta. - Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas. - Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam). -Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção). -Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).
Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente. -Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo. -Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa. -Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente: Dar exemplo! Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma. DAR LIMITES NÃO É... -Bater nos filhos para que eles se comportem. -Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para espancar. -Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer. -Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo. -Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte". -Gritar com as crianças para ser atendido. -Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado. -Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança. -Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais. -O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.
Você seu marido precisam tomar consciência de suas responsabilidade, e ter muita, muita, muita pasciência.
Não gritar jamais, não usar violência jamais, conversar muito, muito, muito, e puxar pela consciência. Com muito amor e orações
Afeto e orações
Pe. Eduardo

RESPOSTA DA MÃE


Obrigado amigo.
Ontem  conversei bastante com meu marido e à noite, sentamos os três e conversamos uma conversa muito séria, na qual nos comprometemos de não gritar mais uns com os outros e sermos mais coerentes com nossa filha, deixando que ela vá  ao shoping com uma amiguinha que nós conheçamos, porém, eu ou meu marido leva e busca, mas somente no final do mês, se ela agir conforme nós esperamos e queremos que seja.
Ao ouvir o Evangelho de ontem que dizia "Lançai as redes em àguas mais profundas", refleti e achei que este poderia ser o sinal de Deus para nós.
Vamos ficar de olho, e rezando para que tudo de certo e a paz volte por inteiro em nosso lar.
Muito obrigado pelas palavras.
A PAZ DE JESUS ESTEJA CONTIGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails