quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TRATAMENTO ATIVO: MINNESSOTA


As principais características do modelo minnesota são:

• O programa dos 12 passos utilizado pelos grupos do AA e NA.

• Terapia cognitiva comportamental (reestruturação cognitiva).

• Desenvolvimento motivacional.

• Abstinência total.

• Participação ativa do paciente, que assume a responsabilidade pela recuperaçao.

• A ajuda de uma equipe multidisciplinar formada por: médico, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e conselheiro em dependência química.

O tratamento pelo modelo minnesota consiste em:

Terapia de grupo, terapia individual, exposições didáticas, discussões em grupo, tarefas individuais, diário de sentimentos, tarefas ocupacionais, exercícios físicos, tempo livre para lazer, reuniões de residentes, reuniões de membros de aa e na para troca de experiência e grupo on-line de aa.

O plano terapêutico é individualizado e determinado, à medida que a equipe terapêutica monitoriza em pormenores os progressos de cada paciente. A meta é tratar, não curar.

O residente é motivado a aprender a viver feliz com sua dependência química, que é uma condição crônica, e não em procurar uma causa e esperar uma cura. Cria um ambiente onde a comunidade terapêutica é totalmente aberta e honesta, o que propicia uma troca de experiência, força e esperança em todos os níveis.

Apresenta um programa essencialmente didático que é aplicável a qualquer pessoa, mas utiliza um plano de tratamento que é específico para cada paciente. Os profissionais de tratamento e os pacientes colaboram na definição do caminho da recuperação. O foco do tratamento é uma profunda mudança da personalidade e do estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails