sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

BATISMO DO SENHOR

O batismo de Jesus marca a conclusão da sua vida simples em Nazaré e o início do seu ministério. Ao recordar o batismo de Jesus, somos convidados a refletir sobre o nosso batismo, que nos chama a continuar a missão de Jesus no mundo, fazendo o bem, praticando a justiça, o amor como Jesus fez.

Na época de Jesus era muito comum batizar nas águas. João pregava que o Reino de Deus estava próximo e quem quisesse se preparar para receber esse Reino, precisava mudar de vida, arrepender-se dos pecados, se converter e iniciar uma nova vida, limpa, sem as manchas do pecado. 

Portanto o batismo das águas era um batismo de conversão, de penitência. Jesus quis ser batizado por João, apesar de não ter pecado, ser santo e não precisar de conversão, Ele demonstrou qual era a sua missão, ser solidário com a humanidade pecadora, mostrando que Ele veio para levar sobre Si o peso de nossas culpas, assim como fará de fato no lenho da cruz. 

No momento do batismo de Jesus o céu se abriu e o Espírito Santo descer sobre Jesus em forma de pomba e do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. Nessa cena do batismo de Jesus houve a manifestação da Santíssima Trindade, as três pessoas distintas: Pai, Filho e o Espírito Santo. 

O batismo Cristão, que é inaugurado pro Nosso Senhor, não é mais nas água, mas no Espirito Santo. 

Ainda hoje sabemos de igrejas que batizam nas água, estão 2000 anos atrasadas, nem toda a agua de um rio jogada sobre uma pessoa faria dela um filho de Deus, mas ao contrário basta que uma gota de água toque a fronte da criança para o Espirito Santo vir fazer morada no seu ser. 

No nosso batismo recebemos o Espírito Santo, passamos a ser templos vivos de Deus. O Espírito Santo está em cada um de nós, é o nosso Consolador, nosso Advogado, Ele nos ilumina, nos guia, nos conduz, claro se nos deixarmos conduzir por ele.

Pelo nascimento, somos filhos de Deus de fato, pelo batismo, somos de direito. A Palavra diz quem quer crer e for batizados será salvo, e quem não for batizado? Não sei não diz, mas diz que for batizado está garantido?

Na verdade não, não basta sermos filhos de Deus, precisamos viver como tal, para recebermos a herança eterna precisamos viver cada dia como filhos de Deus. Frequentando a casa do Pai, ouvindo a palavra do Pai, fazendo a vontade do Pai e claro sendo solidário com os nossos irmãos.

É uma tradição na Igreja a 2000 anos, Batizar as crianças logo que nascem, nos últimos anos que surgiu essa bobagem, de não batizar, - deixa que quando for adulto ele escolho – da onde? Parem para pensar, as coisas mais importantes da nossa vida são escolhidas por nossos pais, como o nosso nome por exemplo, muito tempo antes de nascer nossos pais começam a procurar o nome mais bonito do mundo para seu filho, a educação que recebemos, não é nós que escolhemos. Se a criança disser, papai não quero mais ir na escola, qual pai dirá tudo bem meu filhinho, quando crescer você decide se quer estudar, da onde? A mamãe vai dizer tudo bem meu filhinho, você não quer mais vai assim mesmo, porque é para o seu... bem!

Assim também acontece com o batismos, os pais que amam desejam dar as melhores coisas do mundo para os seus filhos, e entre as melhores coisas do mundo está a fé, sem fé até sair da cama de manhã é difícil, qualquer contrariedade vira um problemão, quem tem fé também tem que acordar cerdo, também enfrenta contrariedade, mas conta com uma força maior que a usa, conta com a força de Deus, e por isso não importa o problema que aparecer a pessoa não afunda nos problema mas passa por cima de tudo na fé. 

Felizmente há aqueles que procuram viver o seu batismo da forma mais acertada possível, seguindo o Evangelho e procurando viver como verdadeiros filhos de Deus, mas a maioria buscam um batismo puramente social, com fotos e seguido de almoço com a família...

Não somos contra tirar fotos para guardar de lembrança o dia do nosso batismo, nem de uma reunião familiar num almoço ... Porém, o que não deve ser esquecido ou deixado de lado, é o significado do nosso batismo, a responsabilidade dos nossos padrinhos, com a salvação dos afilhados, pois o que importa mesmo é viver o nosso batismo.

Mas o que significa mesmo viver o nosso batismo? É nos empenhar para seguir a Cristo, os seus ensinamentos, ao mesmo tempo que nos dedicamos também a levar a salvação para os nossos irmãos.

Meu irmão, minha irmã. Faça hoje uma revisão da sua vida, avaliando o como você tem vivido o seu batismo. Reflita, pense. Esta vida é curta. Esta vida um dia termina. Mude hoje a sua vida para que um dia você saindo desta vida dura, mereça alcançar a vida que dura para sempre na glória de Deus Pai! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails