Irmãos e irmãs, para celebra o dia de Reis, a festa de Reis, na tradição açoriana um terno de reis, sai à noite visitando as casa, relembrando acontecimento histórico – a noite em que guiados pela estrela os Reis do Oriente vem para adorar ao Rei recém-nascido.
Este acontecimento tem um grande significado para nós cristãos.
1º - Guinado pela estrela os três reis magos, do oriente até Belém, Deus nos ensina que Jesus não veio só para a salvação dos judeus, mas sim, o Filho de Deus, veio para salvar todos os povos.
Deus, manda a Estrela para chamar adoradores, de todos os povos conhecidos, aqui representados por um africano, um asiático e um europeu, procedentes dos três Continentes conhecidos até então: África, da Ásia e da Europa.
O fato de Deus ter escolhido o povo hebreu para se revelar ao mundo, não significa que Deus pertence a esse povo em particular, como eles pensavam. Esse acontecimento nos ensina que o Plano de Deus não é a salvação apenas dos judeus, mas para todas os povos.
2º - Os Magos encontram o menino deitado numa manjedoura – num concho, lugar de alimentar os animais. Nos ensina que Cristo vem para ser nosso alimento, para alimento para a alma, alimento para a vida verdadeira – “quem como desse pão viverá eternamente”, e quem não come? Não sei, a escritura não diz, mas quem come dele come dignamente, está garantido.
3º - Os Magos viram no céu um sinal que era a estrela. E tiveram coragem de segui-la e essa busca sincera os levou a Jerusalém, ao encontro com o povo da Bíblia, e só depois de consultar a Bíblia eles seguiram sua busca, e encontraram o salvador.
Felizes são todos aqueles que vendo o sinal de Deus em suas vidas, tem coragem de segui-lo, vencendo suas fraquezas e dificuldades, e caminhando dia a dia ao encontro do Senhor.
A vida tem muitos sinais de Deus, mas uma busca sincera sempre vai nos levar ao encontro de Deus na Palavra, na comunidade, e na Igreja.
4º - Observem ainda outro importante detalhe. Os três Magos representam também as três faixas etárias da vida. Sendo que um é jovem, o outro em pleno vigor da idade adulta, e o terceiro de idade avançada. Não existe hora, nem dia impróprio, para a conversão, claro que o quanto antes melhor, mas também nunca é tarde demais.
5º - Quando os Reis Magos acharam o menino com Maria sua mãe, prostraram-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra, cujo significado é simbolismo e espiritual, que muito bem expressem um resumo do resumo do evangelho e da fé cristã:
Vejam:
OURO: O ouro, o rei dos metais, pode representar a realeza, pois é o presente que se dá aos reis, como a aliança no dia do casamento. Sabe-se que quanto mais maleável for mais puro será. Da mesma forma quanto mais maleável for nosso coração a palavra de Deus mais puro será o nosso ser.
INCENSO: O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu. O incenso é muito mais do que resina quando queimada exalam cheiros. O incenso é antes de tudo uma arvore, que pode alcançar 15 metros de altura, e devido a este tamanho é por vezes utilizada como abrigo, onde as diversas aves encontram segurança. A fé nos aproxima de Deus porque nele está nossa segurança.
MIRRA: A mirra é uma resina que semelhante ao incenso é retirada de uma arvore que possui muitos espinhos. Esta resina possui várias propriedades, porém a mais marcante é a de conservar as coisas, por isso é usada em embalsamamentos, nos remete a morte de Jesus, pela nossa Salvação.
6º - Para mim a mais importante lição é que a exemplo do Reis Magos, nos sintamos desafiados a ter esse encontro pessoal com Jesus, para adora-lo, e depois como eles nós também voltaremos por outro caminho, um caminho de mais paz e solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário