sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

PRIMEIRO DE JANEIRO


Hoje primeiro dia do ano, Ótimo dia para olhar para frente e renovar as esperanças. 
Eu sei que tem quem diga não muda nada só o número da folhinha, mas isso só e verdade para quem não tem fé. Quem tem fé sabe que cada novo dia é uma nova chance de o Bom Deus nos dá de fazer algo novo, algo bom, uma nova chance de amar, ser amado e ser feliz. 
A diferença entre quem tem fé e quem não tem fé é a diferença entre o jovem e o velho. O jovem é cheio de sonhos, e projetos, o velho cheio de saudades e lamentos. O Jovem fala do que vai fazer o velho do que já fez.
Isso porque o jovem olha para frente e vê um longo caminho a ser percorrido, o velho olha para frente e vê que lhe restam poucos passos por isso olha para trás e contempla o longo caminho já percorrido.
Desculpem o trocadilho, mas, para o jovem a morte é uma possibilidade para o velho a morte é uma proximidade. 
Já a pessoa de fé não fica velho, pode ser idoso, mas nunca velho, pois olha para frente e não vê a morte, vê a vida eterna, por isso por mais longa tenha sido a sua vida, sabe que o que tem pela frente ainda é muito muito muito mais, por isso seu espirito permanece jovem, tenho sonhos e não apenas saudade, tem projetos e não apenas lamentações.
Fico triste quando ouço alguém dizer – no meu tempo é que era bom – pois essa pessoa não é capaz de ver as coisas boas que estão acontecendo hoje. Claro que antigamente era bom, mas hoje também tem muita coisa boa acontecendo.
Por isso se você é uma pessoa de fé, se você realmente acredita em Deus, você tem que nesse primeiro dia do ano, que estabelecer novas metas na vida. Mas não se contente com coisas pequenas como começar uma dieta ou deixar de fumar. 
Seja ousado, estabelecem ideais de superação pessoal, uma melhor vida familiar e conjugal ou o cultivo de valores cristãos. 
E por que não – minha meta será - ser santo?
O problema na verdade é que esses propósitos em geral duram pouco mais de 15 dias. São muitas as desculpas, tais como: Esforço-me, luto, e não vejo rapidamente os resultados.
Minha dica é não focar no resultado, pois esse sempre parece distante, mas focar no caminho. Ai cada passo dado se torna motivo de alegria e motivação para seguir em frente. Focar no resultado é como querer o fogo antes de buscar a lenha.
Vendo o sucesso de alguém você poderá pensar: Como conseguem? De onde vem essa força essa determinação? 
Eu digo de onde vem: disciplina.
A disciplina não é algo com que nasce com a gente, é uma habilidade que se cultiva. A disciplina é um treino diário.
Crie uma rotina, que lhe seja possível, e seja fiel a essa rotina, uma rotina de oração, uma rotina de atenção às pessoas, uma rotina de cuidado com suas famílias. 
Pode parecer que não está dando resultado. Você dirá luto e continuo mesmo. Mas um dia quando você menos espera alguém chegará e dirá - nossa como você está diferente! Ou o que aconteceu com você? Está tão calmo, tão certo do que quer, seguro de si e tão feliz.
A Disciplina é a mãe de todas as virtudes. É bom sair da rotina às vezes, sim é maravilhoso, mas até para sair da rotina, precisamos ter uma rotina. 
De fato a vida é bela, mas não é simples. 
Com frequência a vida é uma verdadeira luta. 
Se desistirmos por causa das dificuldades, se não lutamos por algo que valia a pena, nos sentiremos derrotados, frustrados.
Quando falamos de perseverança, vale a pena pegar um papel e analisar nossos propósitos para o ano novo. O problema dos propósitos geralmente é que sempre dizemos o “quê”, mas nunca o “como”.
Se quisermos consertar um cano quebrado, precisaremos de ferramentas, e seria muito bobo desanimar-nos por não conseguir perfurar a parede com as unhas… Logicamente, precisamos de ferramentas! 
Com certeza já ouvi dizer a fé move montanhas, mas o que não nos dizem é que se fores mover uma montanha leva junto a tua pá. 
Ou seja, de que recursos eu preciso para isso, quais as habilidades e virtudes eu devo cultivar antes de iniciar essa caminhada.
E claro, sempre existe a possibilidade de não atingir uma meta, caso isso aconteça não encare como um fracasso, mas com um novo desafio. 
E se não conseguirmos atingir a meta, o caminho terá valido a pena. A perseverança oferece estabilidade, confiança e maturidade.
Nesse primeiro do ano consagrado a Mãe de Deus, peçamos a sua intercessão maternal para que todos os nossos projetos e objetivos sejam levados a bom termo pela graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails