quarta-feira, 14 de abril de 2021

CRISE & OPORTUNIDADE


Do Dicionário: Manifestação violenta, repentina e breve de um sentimento, entusiasmo, arrependimento ou afeto; Momento perigoso ou difícil de uma evolução ou de um processo; período de desordem acompanhado de busca penosa de uma solução: existem crises necessárias ex.: a adolescência. Conflito, tensão: crise familiar. Ausência, carência, falta, penúria, deficiência. Decadência; queda; enfraquecimento: crise de moralidade.

Da Psicologia: é toda a situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional. Corresponde à momentos da vida de uma pessoa ou de um grupo em que há ruptura de padrões com perda ou mudança dos elementos estabilizadores habituais. A crise pode ser definida como uma fase de perda, ou uma fase de substituições rápidas, em que se pode colocar em questão o equilíbrio da pessoa. Torna-se, então, muito importante a atitude e comportamento da pessoa face a momentos como este. É fundamental a forma como a crise é vivida, elaborada e utilizada. A evolução da crise pode ser benéfica ou maléfica, dependendo de fatores que podem ser tanto externos, como internos. Toda crise conduz necessariamente a um aumento da vulnerabilidade. Pode evoluir negativamente quando os recursos pessoais estão diminuídos e a intensidade do stress vivenciado pela pessoa ultrapassa a sua capacidade de adaptação e de reação. Mas a crise é vista, de igual modo, como uma ocasião de crescimento. A evolução favorável de uma crise, conduz a um crescimento, à criação de novos equilíbrios, ao reforço da pessoa e da sua capacidade de reação a situações menos agradáveis.

Na Teoria Construtivista: O indivíduo passa por várias crises desde os seus primeiros dias de vida até ao final da adolescência. Nesta perspectiva, a crise é maturativa, proporciona aprendizagem.

Na Teoria Sistémica: A crise não é necessariamente evolutiva. Define-se como a perturbação temporária dos mecanismos de regulação de um sistema, de um indivíduo ou de um grupo. Esta perturbação tem origem em causas externas e internas.

O 8º princípio do Amor-Exigente, CRISE, sempre nos coloca numa situação de desconforto, uma vez que é a quebra do equilíbrio e da harmonia, gerando momentos de grandes incertezas e muita tensão.

Não gostamos de crise e por certo ninguém gosta de passar por uma. Mas às vezes ela é inevitável. E quando ela surge precisamos enfrentá-la e tomar atitudes e não colocar as “sujeiras” problemas embaixo do tapete da nossa vida.

Na crise é o momento que precisamos fazer escolhas sem esperar que surja o momento adequado para começar a agir. O normal é protelar e, quem sabe, esperar que a crise passe e tudo volte a ser como era antes.

Toda tomada de atitude gera uma crise. E por isto que vamos empurrando com a barriga uma situação mesmo que ela já não nos traga mais felicidade. Porém, nos acostumamos com a dor e vamos ficando viciados em sofrer. Nos apegamos a comportamentos que comprovadamente não estão produzindo nenhuma mudança.

Crise exige de nós uma mudança de conceitos e envolve sacrifícios e, muitas vezes, perdas. Não existe mudança sem dor. Na crise tudo tem o seu custo e tudo gera consequências.

Não gostamos de crise pois damos muita importância para os riscos, gerando insegurança e medo, a ponto de não conseguir perceber as oportunidades de mudanças positivas que também são inerentes a todas as crises.

Quando enfrentamos as crises vislumbrando a possibilidade de mudança, a esperança será o combustível que nos fortalecerá na trajetória de vitória.

Crise é para ser enfrentada e superada. Seja um vencedor e não uma vítima das crises. Criar crises é um risco? Sim... o risco de dar certo. 

Crise & oportunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails