segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A VERDADEIRA ALEGRIA

O advento, tem o sentido de nos preparar para a tríplice vinda do Senhor. Na primeira vinda o Senhor apareceu revestido de nossa fraqueza e morreu por nós. Na última ele virá em sua glória para separar as ovelhas dos cabritos. Existe ainda uma vinda intermediária. Nesta somente os que o acolherem o verão, e receberão a salvação. Na primeira o Senhor veio na fraqueza da carne. Nesta, ele vem na força do Espírito e na última virá no esplendor de sua glória. Na primeira, Cristo foi nossa redenção; na segunda aparecerá como nossa vida; nesta é nosso repouso e consolo. 

Neste tempo de preparação para o Natal, devemos permanecer vigilantes para reconhecer suas vindas a cada dia, preparando-nos para o encontro com ele no Final dos tempos, quando toda dor, todo pranto, toda morte serão vencidos! 

Irmãos imaginem que tristeza seria a vida se não houvesse um Destino bendito! Que terrível a nossa existência, se não houvesse um Deus-Salvador, que fosse nosso companheiro na solidão e na dor, no medo e na angústia de cada dia! 

Ao contrário, o Senhor Deus vem ao nosso encontro e já está próximo. Para a nossa Alegria precisamos reconhecê-lo e acolhê-lo! 

O mundo está sedento de alegria, procura por ela. Agora mesmo, final de ano, tentaram encontra-la nas taças de champanhe, nas gordas refeições, nos repetidos votos de felicidade. Mas encontrão apenas alegrias passageiras. 

Como, então, encontrar a alegria verdadeira? João Batista nos recorda que alegria verdadeira somente pode ser fruto da sincera conversão. Hoje lhe perguntam no evangelho: “Que devemos fazer?” Também nós devemos repetir esta pergunta: Que devemos fazer para bem prepararmos o santo Natal? 

E a resposta de João é bem concreta: praticar fraternidade, a solidariedade, a caridade, não ser violento nem ganancioso. Abrir o coração para os irmãos é abri-lo para acolher a alegria que vem de Deus. É dessa nossa atitude que dependerá o destino de nossa vida! 

O Messias que esperamos, aquele que vem para nos salvar é aquele que, “virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga!” Quão triste a nossa situação diante de Cristo se nossa vida não for mais que palha! Serviríamos apenas para sermos queimados no fogo eterno! 

Sendo assim, alegra-se no Senhor quem o procura com sinceridade no caminho da conversão, amando-o e amando o próximo por amor dele! Façamos sincera revisão de nossa vida, procuremos o sacramento da confissão, mudemos o que em nós precisa ser mudado! É este o caminho para o encontro com Aquele que vem! 

Faltam apenas dez dias para o Natal! Mas ainda há tempo de fazermos muitas coisas. Maria se preparou durante nove meses para o nascimento de Jesus. Que ela nos ajude, agora, a nos preparar também, a fim de celebrar o seu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails