terça-feira, 25 de dezembro de 2012

HOMILIA DE 24 DE DEZEMBRO


Hoje nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! Razão de nossa alegria. Vamos abrir nosso coração para acolher amor de Deus que vem a nós nesta Noite Santa. Por Ele os anjos cantam jubilosos: Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na Terra aos homens por eles amados. Por ele os santos exultam de alegria! 


Nos alegremos com a Igreja, pois nasceu o Deus-menino! Não existe mais distancia em Deus e a humanidade. Ele é o Emanuel o Deus Conosco. 

Aquele que deu forma a todas as coisas recebe a forma humana; 
Aquele que era Deus é gerado na carne; 
Aquele que era adorado no firmamento é envolvido em panos; 
Aquele que reinava no céu hoje repousa numa manjedoura . 

Esta noite é de imensa alegria, como bem dizia são Leão Magno, Papa do século V: “Hoje, amados filhos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos! Não pode haver tristeza no dia em que nasce a vida; uma vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade. Ninguém está excluído da participação nesta felicidade. Exulte o justo, porque se aproxima à vitória; rejubile o pecador, porque lhe é oferecido o perdão; reanime-se o pagão, porque é chamado à vida!” Nesta noite venturosa Deus se fez pequeno, visível aos nossos olhos. Ele quis nos mostrar a sua face e levar-nos ao seu amor. 

Continua o Papa são Leão Magno: “Toma consciência, hó cristão, da tua dignidade! Não voltes aos erros de antes por um comportamento indigno de tua condição. Lembra de que corpo és membro. Despojemo-nos, portanto, do velho homem com seus atos; e tendo sido admitidos a participar do nascimento de Cristo, renunciemos às obras da carne!” Esta noite nos chama à vida nova. Cristo quer ser luz em sua vida, esperança em suas dores e salvação em sua cruz. 

Nesta moite santa em que o criador se faz criatura, gosto muito da exortação que nos faz Santo Agostinho: “Desperta, hó homem, porque por ti Deus se fez homem! Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá! Por tua causa, repito, Deus se fez homem. Estarias morto para sempre, se ele não tivesse nascido no tempo. Jamais te liberarias da carne do pecado, se ele não tivesse assumido uma carne semelhante à do pecado. Estarias condenado a uma eterna miséria, se não fosse a sua misericórdia. Não voltarias à vida, se ele não tivesse vindo ao encontro da tua morte. Terias perecido, se ele não te socorresse. Estarias perdido, se ele não viesse te salvar". 

Queridos irmão, o que nos diz Santo Agostinho é que: no Menino que repousa no presépio nós encontramos a força para sair do sono miserável de uma vida medíocre e vazia, de uma existência morna e sem sentido. 

Irmãos nessa noite santa, ao contemplamos o menino Deus, o Emanuel, deitados na manjedoura lembremos ao menos uma vez que: o mais simples é o mais importante. 

São as coisas simples que dão sentido a vida, que ficam para sempre em nossa memória e em nosso coração. O cheiro da comida mãe, as brincadeiras de nossa infância, o vento fresco na sobra de uma árvore, andar com pés descalços no gramado, banho de rio, uma fruta colhida no pé, a família reunida em torno da mesa, um telefonema inesperado. Simples é o colo da mãe, o sorriso da criança, simples é gratuito é o amor de Deus. 

Jesus nasceu. Nada mais pode nos derrubar, nem a doença, nem mentira, nem a calunia nem a traição, nem a ingratidão, nem a morte. Não temos motivo para tristeza. Como canta o poeta: 

Tenha fé em Deus. tenha fé na vida. Tente outra vez! 
Beba! Pois a água viva ainda tá na fonte. 
Você tem dois pés para cruzar a ponte, nada acabou! 
Levante a cabeça e recomece a andar. 
Queira! Basta ser sincero e desejar profundo. 
Com Deus você será capaz de sacudir o mundo. 
Vai! Tente outra vez! 
E não diga que a vitória está perdida. 
Se é de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez! 

Saíamos daqui felizes e cheios de esperança porque nasceu hoje para nós um menino que veio trazer a salvação! Amém! 

Estou pensando em Deus / Estou pensando no amor 
Tudo seria bem melhor / Se o Natal não fosse um dia 

E se as mães fossem Maria / E se os pais fossem José 
E se os filhos parecessem / Com Jesus de Nazaré
Estou pensando em Deus / Estou pensando no amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails