terça-feira, 25 de dezembro de 2012

HOMILIA DE 25 DE DEZEMBRO

Queridos Irmãos, na noite de ontem, um Menino nos nasceu, pobre e frágil de uma Virgem Mãe. Quantos vieram a esta igreja foram inundados pela paz desse Menino, descido do céu no meio da noite. Agora, passada a noite, vencida a aurora, com o sol já alto, poderemos ver melhor: Quem é Aquele que repousa nos braços da Virgem Maria. 

Esse Menino é a fonte da vida é o único que pode preencher o vazio que o pecado deixou em nosso coração. Ele veio para assumir a nossa vida humana e assim oferecer sua vida divina; ele tomou o que é nosso – fraqueza, mortalidade, fragilidade – para dar-nos o que é seu – força, imortalidade, vigor! Ele veio para encher a nossa vida de graça e de verdade. Ele é o Emanuel o Deus Conosco. 

No Natal, nós damos presentes. É para nos lembrarmos do grande presente que Deus Pai nos deu, o seu Filho. Receber esse presente é acolher bem a Jesus em nossa casa e em nosso coração. Desembrulhá-lo é procurar conhecer melhor a Jesus. Dizer muito obrigado é celebrar a Missa do Natal, rezando e cantando com alegria. 

Neste Deus hoje nascido da Virgem, a nossa humanidade foi unida ao próprio Deus. Hoje a força do pecado começou a ser quebrada, hoje a doença da nossa natureza humana, tão propensa ao pecado, ganhou seu verdadeiro remédio, hoje, fazendo-se homem mortal, o Salvador nosso veio trazer a medicina que cura a nossa morte! 

Por tudo isso, nunca percamos de vista a graça que recebemos pelo dom da fé! Vivemos num mundo confuso, de mentiras e idolatrias. O homem pensa poder fazer sozinho a sua vida, encontrar ao seu modo a felicidade. A Solenidade de hoje nos recorda que a humanidade precisa de um Salvador – e esse Salvador é Jesus! 

Neste dia de tanta luz e paz, a mesma Palavra de Deus que nos enche de doçura traz uma nota de treva, traz já uma ponta de cruz: “A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram!” 

O mundo o perseguiu por Herodes, o exilou na fuga para o Egito, o mundo o contestou nos escribas e fariseus, o mundo o julgou e condenou como blasfemo em Caifás, como louco em Herodes, o mundo lavou as mãos ante ele e o crucificou em Pilatos! O mundo ainda hoje nele cospe com o aborto e o desprezo pela vida humana, o mundo o flagela com o consumismo e a impiedade, o mundo o crucifica com a imoralidade e a destruição da família... 

Vivemos num tempo difícil, quando o cristianismo e a Igreja de Cristo são caluniados e perseguidos, denegridos pelos meios de comunicação. 

Muitos ainda não estão dispostos a acolher Aquele que nasceu para nós; o mundo continua envolto em trevas; Porto Alegre continua envolta em trevas! Basta que saiamos daqui e veremos como a nossa paz será desmentida pela futilidade, pela decadência moral, pela soberba de um mundo cheio de si e satisfeito com sua própria treva! 

Deus veio a nós, nasceu para nós! Mas o mundo o rejeitou, o mundo o desprezou, transformou o seu Natal numa festa de consumo. 

O mundo nos propõe uma liberdade torpe, fundada nos caprichos, na loucura de fazer aquilo que se quer; o mundo nos tenta convencer que cada um é a sua própria medida; o mundo nos ensina a viver como escravos dos próprios desejos. Aí estão: famílias destruídas, filhos sem pais, um rio de abortos e infelicidade, jovens sem esperança, drogadicção, uma sociedade sem valores. 

Bem outro é o caminho que o Salvador hoje nascido nos aponta. Deixemos que sua santa lei de amor e graça inunde nosso coração, penetre nas nossas famílias. Então, seremos realmente humanos, seremos realmente felizes! 

Mas, nós, cristãos temos a graça de acolhê-lo, de contemplá-lo, de crer nele, de ouvir sua Palavra e comungar com imensa alegria e gratidão seu Corpo e Sangue nascido, morto e ressuscitado por nós! 

É verdade que o mundo não o acolheu, mas: “A todos que o receberam, deu-lhes a capacidade de se tornarem filhos de Deus. Somos nada menos do que isso. Verdadeiros filhos de Deus e herdeiros do céu. Seja bem-vindo, Santo Menino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails