sábado, 2 de outubro de 2021

MATRIMÔNIO



Muitos preferem nem tocar nesse assunto. Virou uma espécie de assunto proibido. Por isso mesmo, precisamos tratado com clareza – qual é o plano de Deus para matrimônio?

A primeira leitura do livro Gênesis, ouvimos que Deus, à medida que vai criando, vê que tudo é bom... Ao criar o ser humano, vê que “era muito bom”. Mas, há algo na criação que o Senhor Deus viu que não era bom: “Não é bom que o homem esteja só”. Deus então decide criar a Mulher.

1º. “O Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão”. O homem não participou da criação da mulher; Eva é tão obra de Deus quanto é Adão.

2º. faz a mulher da costela de Adão. Nem da cabeça para ser superior, nem do pé para se inferior. Mas lado a lado com o homem, como companheira e igual!

3º. “E Adão exclamou: ‘Desta vez sim, é osso de meus ossos e carne da minha carne! ” É a primeira vez que o homem falou, na Bíblia! E sua palavra foi uma declaração de amor... não a Deus, mas à mulher que o Senhor Deus lhe dera de presente: osso de meus ossos, carne de minha carne... parte de mim, cara metade, outro lado do meu coração!

Então Deus declara: “O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne”. Nos ensinando que:

1º - o laço de amor entre o homem e a mulher é superior a qualquer outro laço, inclusive aquele que liga pais e filhos.

2º - uma união completa: uma só carne, um só coração, um só sonho, uma só conta bancária, uma só casa, um só futuro, um só destino!

3º - é a relação entre um homem e uma mulher. Com todo o respeito às pessoas homossexuais, mas, não podemos chamar de matrimonio uma relação que não seja entre um homem e uma mulher.

No tempo de Jesus havia o divórcio, e o Senhor embora todo misericordioso, condena a sua prática. Nos diz: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés permitiu o divórcio”! No entanto, no princípio não era assim, pois já não são dois, mas uma só carne. E afirma, “o que Deus uniu, o homem não separe! ” Jesus deixa claro que o divórcio é contrário ao plano de Deus! A Igreja não tem autoridade para fazer diferente! Seria trair o Senhor!

Surgem questões muito sérias:

- Como prometer amor por toda a vida, se nosso coração é inconstante?

- Como fazer uma aliança para sempre, se esta não depende só de mim, mas também da outra pessoa?

- Como ficam nossos irmãos que estão numa nova união?

1º. o matrimônio cristão somente pode ser abraçado na fé, por pessoas de fé, que vivem e alimentam a sua fé no Senhor. Sem a vivência da fé teremos muitas possibilidades de fracasso. O problema é que as pessoas casam como os cristãos, mas não vivem como os cristãos! Querem casar na Igreja e não querem frequentar a Igreja.

2º. é responsabilidade dos esposos cultivarem o amor, o diálogo, os gestos de carinho e de perdão. Pois, o amor ao contrário do que se diz, não nasce de repente, não é cego, nem morre de repente. O amor pode e deve ser cultivado e cuidado.

O que fazer quando o amor acaba? O mesmo que fazemos quando acaba a gasolina do carro. Não colocamos fora o caro, abastecemos. É possível reabastecer o amor, com carinho, atenção e cuidado.

Enfim não nos cabe julgar ninguém, devemos sim respeitar e acolher aos casais a vivem a segunda união. Sem de modo algum, procurar por culpas e culpados. Mesmo porque, quem estiver sem pecado, que atire a primeira pedra.

O plano de Deus é o matrimônio para a vida toda. Deus no seu amor não iria nos pedir algo impossível. Não só possível é excelente. A presença de Cristo na união conjugal não exclui as crises e dificuldades. As dificuldades conjugais, têm o nome de cruz. Que, assumida com amor e por amor, é fonte de alegria e ressurreição.

Um comentário:

  1. Mas então e quem se casou só na lei dos homens como eu ainda posso ter uma segunda união no religioso e q cor deve ser o vestido simples?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails