sábado, 21 de agosto de 2021

DECIDA


Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda incontáveis encontros, incluindo inesperadas assistências materiais que ninguém sonharia que viesse em sua direção.

O que é a vida senão o conjunto de escolhas que fazemos dia a dia? Feitos extraordinários têm origem em boas decisões. O contrário também ocorre, com uma má decisão facilmente terminando em retrocesso. Bom ou ruim, o fato é que ninguém sabe, no momento da tomada de uma decisão, se ela é das grandes ou não. De qualquer forma, não importa. Toda e qualquer resolução pode mudar absolutamente tudo.

Decisões são fruto de nossas emoções, e estas, por sua vez, têm origem em nossos pensamentos. Uma dada escolha surge, portanto, de um estado mental específico e impulsiona numa ou noutra direção. Em outras palavras, não existe neutralidade na tomada de decisões. Decidimos o tempo todo, até mesmo de forma inconsciente, e sempre com base em nossos valores e princípios. Estamos decidindo até quando decidimos não decidir nada. Nesse caso, o resultado pode ser tristeza, amargura, rancor... Aquele que hesita em decidir ou opta deliberadamente por não o fazer se arrisca a seguir arrependido pelo resto de seus dias. Decidir é salutar, decidir é necessário, decidir é da natureza humana.

Algumas das escolhas trazendo resultados incríveis. Muitas outras, porém, não surtirão o mesmo efeito, e outras tantas um dia se mostrarão equivocadas. Poucas vezes fazemos um acerto grandioso que muda tudo e, em geral, quando conseguimos, é porque erramos antes e aprendeu com a experiência.

Toda decisão envolve medo. Medo de errar, de se arrepender. Faz sentido, já que decisões implicam mudanças, mais ou menos drásticas. A decisão de escolher uma profissão, ou de constituir uma família inaugura uma série de responsabilidades e compromissos que são para a vida toda... tira da zona de conforto...

Interessante notar que o sucesso em cada uma dessas decisões é resultado de outras.

Jamais desista dos seus sonhos em troca de satisfações momentâneas, pois nossas escolhas têm consequências duradouras. Chegará a hora de pagar o preço por suas decisões. É então que você perceberá como foi acertada a opção por ter disciplina nos estudos e como isso mudou a sua vida. Na época, é claro que não percebemos que essa decisão era das grandes, mas abriu portas para muitas outras decisões que viram a seguir.

O resultado vem – o plantio pode ter sido feito com muitas lágrimas, é verdade, mas vem.

E então, qual é SUA decisão que mudará tudo para VOCÊ? Qual é a escolha que, se não for feita logo, lhe causará arrependimento para o resto da vida? O que é que, se você deixar de realizar, o levará a remoer o que poderia ter sido e não foi? Qual é o seu sonho? Então vá à luta! Nada de criar uma fonte de amargura por não haver tentado. Então, por favor, não se condene a chegar aos 80 anos de idade doente de tristeza por não ter tomado a decisão certa na hora certa.

Não perca tempo, não demore a decidir. São as pequenas escolhas que definem o tom e o rumo. Decida estudar um pouco mais hoje. Decida fazer um planejamento melhor hoje. Decida matricular-se em um curso hoje. Decida que você quer mudar de vida e não vai aceitar nada além disso. Decida que você merece ser feliz em todas as áreas. Decida que você é capaz.

Decida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails