quarta-feira, 11 de agosto de 2021

20 ANOS DE ORDENAÇÃO DO PADRE EDUARDO DELAZERI



A Leitura é do Livro dos Macabeus e repete a sena de uns dias passados, onde 7 irmãos, diante da mãe deles, perderam a vida, para não desobedecer a Lei de Deus, que proibia comer carne de porco. No novo Testamento, São Pedro libera e hoje se pode comer de tudo, sem ser pecado. Cada tempo um tempo, mesmo na Bíblia.

O Salmo começa dizendo: Ó Senhor, ouvi a minha justa causa,
escutai-me e atende o meu clamor!

E o Evangelho, que é de São Lucas, o grego, Médico, Escritor e Pintor (É atribuído a Lucas o primeiro ícone de NS. Do Perpétuo Socorro, pintado em grandes linhas, de formas que, cada um possa imaginar a Mãe de Jesus e Nossa Mãe, como quiser.

E a antífona do Evangelho Lucano é de São João e diz: Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure (Jo 15,16).

O conteúdo do Evangelho nos fala de um Homem Ilustre que partiu para ser coroado rei e que muitos, que deveriam cuidar de seus bens, mandaram protestantes, atrás para manifestar o desejo daqueles, de que não aceitariam aquele homem como Rei deles.

Quando o homem, agora Rei, voltou, fez as perguntas aos administradores das minas e aos que renderam, pouco ou muito, ganharam o equivalente em administração de cidades.

No entanto, ao que não investiu tirou até a mina que tinha e deu para o que tinha mais.

Houveram protestos do povo, dizendo que isso era uma injustiça, pois o que ganhou já tinha dez minas, mas aquele Rei disse que ao que tem será dado ainda mais, mas ao que não tem até o que tem lhe será tirado.

Não meus irmãos, aquele Rei não desprezava os que não tinha, mas para administrar é bom que se saiba o que se está fazendo e que não tenha medo de investir no que faz.

Está muito cumprido o meu sermão, eu sei, mas não esqueci, em nenhum momento da fala, de me lembrar do Padre Eduardo.

Um Pároco é também um administrador e o pior, é um administrador Real e não de qualquer reino, mas do Reino de Deus.

Uma paróquia é um território cheio de paroquianos.

A nossa paróquia é composta de quatro regiões e nelas, quatro igrejas, templos, antigamente chamados de capelas.

A capa maior, aqui, Igreja NS. Da Boa Viagem e as três outras capas menores, ás vezes, já quase do tamanho da capa maior: Santo Antônio, NS. Da Paz e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Este administrador, este Pároco, o Padre Eduardo, incansavelmente, e eu acho que ele até adoece se não fizer isso, multiplica as obras, não só na capa, sede, aqui da ponte, mas também nas capelas, as igrejas citadas.

Nossa Sede Aqui da Ponte, para lembrar de como era antes, é preciso fazer esforço mental, ou ter a sorte do facebook nos recordar:

A Igreja de Pedra de Cachoeirinha, a Santo Antônio da Estrada do Ritter, não é a mesma.

A Rainha da Paz está toda reformulada.

A Perpétuo Socorro, que parecia não ter mais o que fazer, sempre Nosso Pároco, arruma mais algum benefício para ela.

Caríssimos, Nossa Paróquia, tanto aqui na sede como nas outras, não é mais a mesma.

Melhor que não ser mais a mesma é poder, com todas as mudanças, perceber que nada foi mudado.

Como assim? Nada foi mudado? E as mudanças que acabei de falar que foram feitas?

Caríssimos e Caríssimas, quem não muda o tempo muda. O cupim come, as tintas descascam, a ferrugem toma conta.

Quando o Padre Eduardo faz as grandes mudanças nestas obras é para que elas durem para sempre como dizia São João na Antífona do Evangelho: “Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure (Jo 15,16).”

Aí está Nosso Pároco, que a 20 anos foi coroado, ordenado Padre. Saiu e voltou para ser coroado Pároco, com esta sobre coroa, para dar frutos duradouros.

Hoje comemoramos os 20 anos de ordenação do Padre Eduardo. Já está durando a obra espiritual em si, que ele fez, de mudança de homem do mundo para homem de Deus, dedicado ao Rei Maior. Sabemos que durará até que vá para a Pátria Celestial, se juntar ao Rei da Glória.

Sua obra, que, com a ajuda dos seus paroquianos foram e estão sendo construídas, sobre durará. Ele ainda está novo, mas quem já viveu mais sabe: Assim como se reza em antigas catedrais, em antigas igrejas e em antigas capelas, se rezará também em nossos templos daqui a cem, duzentos e mais anos, visto que são obras bem feitas e para durar para sempre.

Diante de tantas qualidades que este Homem de Deus tem, cito duas: O Imenso Poder de Construção (“nada resiste ao trabalho”) e o seus sermões, que não são menores que suas obras.

Ah, se toda igreja tivesse um tamanho construtor e um imenso pregador como temos aqui!

Que bom que somos daqui.

Que NS. da Boa Viagem, do Perpétuo Socorro, que é Rainha da Paz e que Santo Antônio gostava tanto, abençoe sempre Nosso Pároco e que ele nos abençoe.

Saúde, Paz e Alegria.

Parabéns Padre Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails