quarta-feira, 24 de março de 2021

DOMINGO DE RAMOS



Esta Celebração abre a Grande Semana da nossa fé, a Semana santíssima, que culminará com a Solenidade da Páscoa, Domingo próximo. Já fizemos memória da Entrada do Senhor Jesus em Jerusalém. Ele é o Filho de Davi, o Messias esperado por Israel, que vem tomar posse de sua Cidade Santa.

Mas, que surpresa! É um Messias humilde, que entra não a cavalo, mas num humilde burrico, sinal de serviço e pequenez! Seu serviço será dar a vida por nós. Ele é Rei, mas rei coroado de espinhos e não de vanglória. Seguir o Senhor, erguendo nossos ramos para saudá-lo nesse dia é recolhê-lo como nosso rei, mas um rei pobre e humilde.

E servir a esse Rei, significa servi-lo nos pobres e nos pobres e humildes, participar da sua paixão é estar na cabeceira da cama dos doentes, é enxugar as lagrimas de quem chora, estar junto a Ele na Cruz, é ter compaixão por que passa fome, pois quem se dispõe a participar de Sua paixão e Cruz terá parte na glória de sua ressurreição.

Quero compartilhar apenas dois pensamentos:
Primeiro: O meio que Deus escolheu para nos salvar não foi o que é grandiosidade, da vanglória dos aplausos, mas pela humilde obediência. Jesus nos mostrou com sua vida que é, na humilde obediência de a vontade do Deus – que encontramos força e consolo em todas as nossas tribulações. Então meus irmãos, quanto maiores a provações do tempo presente, mais nos esforcemos na fidelidade a Deus, pois Ele é a nossa força e refúgio. O especialista no Impossível, é do Céu que vem nosso socorro.

Vivemos num mundo que nos tenta a todo momento a sermos os donos da verdade. Onde ouvimos a todo momento mentiras, tipo SE EU GOSTO TA CERTO, SE EU NÃO GOSTO TA ERRADO, desde quando nossos gostos são paramento do bem e do mal? O mundo despreza aos que seguem em suas vidas os preceitos do Senhor Deus, por isso o mundo está cada vez mais violento, dividido e injusto. Aprendamos a humilde obediência de Cristo Jesus, nos esforcemos a cada dia para estar em comunhão com a vontade do Pai, esse é o caminho da liberdade e da vida verdadeira, caso contrário seremos escravos da opinião dos outros, escravos do mercado, escravos de nossos desejos e caprichos.

Um segundo pensamento: Existem ao menos três modos de nos colocar diante do Cristo nosso Senhor. Dois modos inadequados, que deveremos evitar, e um modo correto ao que somos chamados a viver. Primeiramente, o modo dos discípulos, tão vergonhoso: “Então todos o abandonaram e figuram”. Quantos, nos apertos da vida, o abandonam: no vício, no comodismo, na busca de crendices e seitas, no fascínio por ideologias, ideias e filosofias opostas à nossa fé!

Sempre o mais fácil é fugir. Depois, o modo de é “seguiu Jesus de longe”. Quem pensa poder ser discípulo pela metade; quem se ilude, pensando seguir o Senhor sem combater seus vícios e pecados; quem imagina poder servir a Deus e ao dinheiro, a Deus e a luxuria, seguir ao Senhor e aos costumes e modos e pensamentos do mundo, acabarão como Pedro: negando conhecer Jesus!

Finalmente, uma atitude bela e digna de um verdadeiro discípulo do Senhor: que o sigam de perto até a cruz, como o Discípulo Amado, ao lado de tua Santíssima Mãe! Fiquemos com estes santos pensamentos, preparando-nos durante toda esta Semana para o Tríduo Pascal, que terá seu cume na Santa Vigília da Ressurreição!

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
Porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails