quinta-feira, 18 de março de 2021

5º Domingo da Quaresma


Com insistência, o Bom Deus nos aponta o caminho da salvação e da vida feliz, verdadeira e eterna. A Palavra de Deus nos ensina que a salvação depende de uma vida vivida na escuta atenta dos projetos de Deus e na doação total aos irmãos.

Na primeira leitura, do Livro do Profeta Jeremias, o Senhor Deus, apresenta para nós, seu povo, a proposta de uma nova Aliança. Está claramente se referindo a Aliança feita na Cruz, a Nova e definitiva Aliança no Sangue de Jesus.

Mas deixa claro que só participará dessa aliança quem estiver disposto a mudar o coração, pois só com um coração transformado pelo Espírito Santo, seremos capazes de pensar, de decidir e de agir de acordo com as propostas de Deus, e de conduzir a sua vida de acordo com esses valores que lhe asseguram a harmonia, a paz, a verdadeira felicidade.

Em suma, esse trecho do livro de Jeremias é uma mensagem de esperança, destinada a animar o povo pode Deus, em meia as provações e dificuldades sem fim que se abatiam sobre eles.

Jeremias diz, não desanimem, está próximo de nós um tempo novo, um recomeço, uma nova chance, uma nova aliança, que Deus irá oferecer ao seu Povo: após a catástrofe, será possível recomeçar tudo, pois Deus não abandona seu povo. Nem sempre conseguimos viver o amor, mas sempre poderemos recomeçar.

Deus está disposto a firmar uma nova Aliança com o seu Povo. Essa Aliança será, contudo, diferente da Aliança do Sinai.

A Aliança do Sinai foi uma Aliança externa, gravada em tábuas de pedra, que não atingiu o coração das pessoas, nem mudou à sua maneira de ser. Por isso, o Povo continuou a trilhar caminhos de infidelidade a Deus, de injustiça, de autossuficiência, de pecado. O Povo de Deus aderiu à Aliança do Sinai, da boca para fora, mas não de coração.

Deus propõe outro caminho, a Lei de Deus não pode ficar apenas gravada na pedra, mas deve ser guardada no coração, no íntimo de cada um, para estar presente, na fonte de onde nascem os pensamentos, onde se definem os valores, onde se decidem as ações, onde se fazem planos, e brotam os sonhos.

Com um "coração" assim transformado, cada um poderá viver na fidelidade à Deus, testemunhando o seu amor no mundo.

A segunda leitura, do livro de Hebreus, apresenta-nos Jesus Cristo, como sumo-sacerdote da nova Aliança, que vem ao nosso encontro para mostrar o caminho da salvação. Esse caminho, é viver uma intimidade com Deus por uma vida de oração, só assim estaremos em sintonia com a sua vontade e teremos a coragem para realizá-la em nossas vidas.

O Evangelho nos convida a olhar para Jesus, a aprender d´Ele, o amor radical a Deus que se realiza no serviço aos irmãos. O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação, de onde brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer.

Coragem, nós não estamos sós! Jesus caminha conosco, nos ampara, fortalece e dá sentido, até mesmo, ao nosso sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails