sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O SENHOR DISSE SAL, NÃO SAL GROSSO!

Jesus, nos convida a refletir sobre a importância de nosso testemunho como cristãos, sendo luz e sal onde vivemos.

“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.” Através de duas metáforas, o Senhor nos diz algo muito importante:

1º - ser sal, significa ser uma presença discreta, porém, essencial. O sal depois de misturado no alimento, não aparece, mas é ele que dá o sabor ao alimento! Como cristãos somos chamados a fazer a diferença, e não a aparecer.

Outra coisa sobre o sal é que, além sua presença, até mais do que ela, sentimos sua falta. Que bom se fossemos tão generosos e amáveis que todos sentissem a nossa falta quando não estamos presente.

Jesus falou que se o sal estragar não serve mais para nada. Sabemos que o sal, só pode estragar por um motivo, se tiver muita impureza, se tiver sujeira misturada nele. O cristão perde o sabor, deixa de ser sinal agradável, quando está impregnado pelo pecado. Me faço entender?

Sem o sal, a comida perde o gosto, assim também sem a alegria, o amor e o testemunho dos cristãos o mundo ficaria triste, sem graça, sem sabor.

Ser “o sal da terra” significa, dizer que devemos a fazer diferença no mundo. Ser presença notada e uma falta sentida.

2º -Ser luz no mundo, é dar testemunho da verdade. Diante da luz, a mentira não tem vez, pois a luz revela a verdade das coisas! Sem a luz, nada se vê, a vida fica sem cor!

E ainda mais, quem anda no escuro se perde, erra o caminho, torpeça e cai. Como cristão nossa missão é iluminar o caminho para que todos cheguem a Cristo. Quem caminha na luz não corre o risco de cair, de tropeçar, de se perder.

Assim como a lua que não tem luz própria, mas reflete a luz do sol, nós também a exemplo de Maira Santíssima, precisamos refletir a luz de Deus, a diferença é que Maria não tem pecado por isso é sempre lua cheia, nos por causa do pecado as vezes podemos ser lua minguante ou até lua nova.

Jesus nos ensina que para ser seus discípulos, precisamos ser sal e luz, dando ao mundo, as relações a vida dos irmãos mais sabor e luz.

Mas lembrem-se é sal, não sal grosso, é luz não é fogueira, a igreja é chamada a ser enfermaria para as pessoas feriadas pela vida, não juiz para apontar erros e condenar.

E mais, não podemos abrir mão dessa missão pois, se o sal se tornar insosso, ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

Estas palavras de Jesus são fortes e exigentes, que devem nos levar a uma auto avaliação, pois disso depende nosso futuro. Imagine-se jogado fora, por toda eternidade, pisoteado, sem valor nenhum e sem nenhum proveito.

Com certeza não é isso que Deus quer para nós. É missão de todos nós comunicarmos ao mundo o amor do Pai, a salvação que o Filho trouxe ao mundo.

Quantas vezes eu já ouvi pessoas dizendo, minha vida mudou completamente, depois que descobri o amor de Deus, tudo passa ter um outro sabor, a minha vida era confusa e de repente tudo começa a ficar mais claro, tudo tem um novo sentido. Aí eu pergunto e como foi esse seu encontro com Deus, as respostas em geral são, foi no meu ECC, foi quando fiz MCJ, CLJ, a partir de quando entrei no grupo de Oração da RCC.

Então, penso foi o testemunho dos cristãos do ECC, do CLJ, do MCJ, da RCC e tantos outros serviços e movimentos da Igreja, que fizeram essas pessoas terem gosto pelas coisas de Deus, seu testemunho, seu amor, sua acolhida, deram sabor, as cosias de Deus, como o sal dá sabor aos alimentos, como luz que nos livra da cegueira.

Com figuras simples Jesus nos ensina grandes verdades: o sal é o amor de Deus, a Luz é o conhecimento de Deus. 

Nossos atos de amor, bondade, misericórdia, perdão, compreensão, mostram ao mundo a Luz e o amor de Deus.

Por um breve momento, nos perguntemos:

– Tenho levado alegria e esperança à vida das pessoas, oi sou daqueles que só pensam em si e nos seus problemas?

– Tenho procurado tirar as pessoas da ignorância em relação às coisas de Deus, ou sou daqueles que se ocupam em criticar e apontar os erros dos outros?

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails