domingo, 18 de setembro de 2011

ALCOOLISMO: EXISTE RECUPERAÇÃO

O alcoolismo como toda doença é tratável. O doente-alcoólatra deve dar o primeiro passo. O doente-alcoólatra que quer parar de sofrer deve admitir que ele é um ser humano derrotado pelo álcool, é um ser perdedor, que perdeu o controle e domínio sobre sua vida. Somente a partir dessa admissão e aceitação é que ele vai parar de beber. Enquanto ele achar que pode beber, que tem domínio sobre a bebida, ele não vai parar de beber. Somente quando ele se sentir derrotado começará estender a mão pedindo ajuda e acreditar num Poder Superior ao álcool que lhe devolverá saúde física, mental e emocional (espiritual). A recuperação começa com uma firme decisão de parar de beber.

Caminho de tratamento e recuperação

A recuperação começa com a decisão de parar de beber. Quando ele mesmo está decidido a parar de beber está decidindo para viver melhor: Se ele parar de beber porque a mulher quer largar, que os filhos não querem mais saber, que o patrão o quer mandar embora do trabalho... ele pode conseguir parar por um pouco de tempo, mas não vai conseguir se manter sóbrio por muito tempo. A decisão de parar de beber tem que ser uma decisão pessoal. O caminho de recuperação é longo, vai durar vida toda. Assim começa o tratamento e recuperação:

1) Evitar o primeiro gole. Para o alcoólatra o 1º gole é fatal. Se ele consegue evitar 1º gole ele já está ganhando a vida.

2) Viver o plano das 24 horas. O doente-alcoólatra quando estava bebendo e vivia bêbado vivia fazendo promessas: nunca mais vou beber etc. Como alcoólatra em recuperação, deve aprender outra filosofia de vida, outra espiritualidade. Deve vencer sua doença um dia de cada vez. Sua espiritualidade o leva a dizer: “Só por hoje não vou tomar o primeiro gole”. A partir da honesta e coerente vivência muitos alcoólatras recuperaram sua sobriedade, dignidade, serenidade; reconstruíram suas histórias e reconquistaram os bens materiais.

3) O alcoólatra em recuperação não deve ingerir nenhum tipo de álcool, quantidade nenhuma e em nenhuma ocasião. Nenhum alcoólatra em recuperação pode se enganar achando que está recuperado e tomar um gole.

A recuperação é progressiva...

A recuperação do alcoólatra-em-recuperação (aquele que parou de beber) é progressiva. Vejamos:

1) Recuperação do seu físico: com quarenta dias sem beber um doente-alcoólatra já melhora. Desaparecem dores de cabeça, tremedeiras, dores de estômago, ânsias de vômitos, já começa a se alimentar bem; dorme melhor, já sente-se forte. Mas não pode achar que já está bom e já está curado. Pensar assim é um engano muito grande, perigoso e fatal.

2) Recuperação da sua mente: é bem demorada, uma boa recuperação pode levar de seis (6) meses a um (1) ano. Com esse período ele começa criar novas motivações para sua vida, trabalho, lazer, convivência social. Concentra-se para estudos, torna-se atencioso. Diminuem suas inquietações, sua ansiedade. Recobra sua memória. Cria novas amizades. Adquire força para prevenção de recaídas.

3) Recuperação emocional (espiritual): leva bastante tempo, pois é a parte mais sensível da pessoa. A recuperação dessa parte não depende somente do alcoólatra em recuperação, depende de outras pessoas. No início a sua recuperação é vista com desconfiança pelos seus familiares e amigos. O alcoólatra-em-recuperação deve criar consciência que ele está trabalhando pelo seu próprio bem. Ele mesmo deve ir ganhando sua confiança, segurança. Deve superar o medo, raiva, culpa... Pouco a pouco, começará a viver bem. Vai trabalhar e voltar para casa. Traz o dinheiro para casa. Compra as coisas que a família precisa. Conquista amizades de quem não bebe. Evita visitar os lugares que frequentava na época de suas bebedeiras. No início é bom evitar sair para festas. Não criar motivos para sair de casa. Com o tempo é que sua família, irmãos, filhos, esposa vão depositar confiança nele.

Como e onde fazer a recuperação

A recuperação que não exige muito custo é a participação de grupos de auto-ajuda. São eles:

1) Grupo de A.A. – Alcoólicos Anônimos. É grupo específico para os alcoólatras-em-recuperação, ou seja, de quem parou de beber. Nesse grupo os alcoólatras-em-recuperação (ex-bebedores) se reúnem para partilhar suas vidas de sofrimentos, partilham alegrias de sobriedade, partilham as novas conquistas após parar de beber. Contam como a vida está melhorando. Acolhem novas pessoas que querem parar de beber. Rezam. Estudam. Fazem confraternizações por cada etapa de sobriedade dos membros do grupo. Eles vivem uma espiritualidade própria, constróem sua dignidade, alegria, serenidade, sobriedade. Aqueles que frequentam e permanecem no grupo progridem bem na sua recuperação. No início da recuperação é necessário participar muitas vezes.

2) Grupo de AL-ANON. Como eu descrevi acima, o alcoolismo é uma doença da família, por isso, os familiares do alcoólatra também possuem grupo de auto-ajuda. Chama-se Al-Anon. Geralmente esse grupo funciona paralelo ao grupo de A.A. (Alcoólicos Anônimos). Funciona em outra sala. Ali os parentes e amigos de alcoólatras compartilham sua experiência, força e esperança a fim de solucionar o problema do alcoolismo, que têm em comum. Esse grupo presta serviço a familiares e amigos de pessoas doentes do álcool. Desse grupo pode participar qualquer pessoa cuja vida foi ou está sendo afetada pelo alcoolismo: familiares imediatos, parentes, amigos, colegas, empregados etc. Sozinho é difícil ajudar o doente-alcoólatra. O AL-ANON ensina aos participantes atitudes positivas.

3) Em muitos lugares existe também grupos específicos para os filhos de alcoólatras. Ali os filhos sofridos de alcoólatras partilham suas dificuldades, alegrias e esperanças. Partilham como conseguir superar em suas vidas as consequências negativas que o alcoolismo de seus pais gerou em suas vidas.

Finalmente, para quem tiver possibilidade e condições é importante passar por centros de tratamentos específicos: Comunidades, Fazenda Esperança, etc. Hoje em dia existem inúmeros centros de tratamento de alcoolismo e outras dependências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails