sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MATEMÁTICA DA DROGA

DROGA = PODER + FRUSTRAÇÃO + RAIVA + DEPRESSÃO 
DOR + DROGA = ALIVIO IMEDIATO + DOR FUTURA 
AUTOPIEDADE É = + DROGA

DEPENDÊNCIA: é o uso + problemas + abuso + continuidade = gera a dependência = uma doença incurável - progressiva - fatal - com causas e conseqüências de ordem bio/psico/social.

DROGADIÇÃO: Usa porque ela existe; porque tem acesso fácil; porque convidado a usar; curiosidade. O abuso de droga altera a sua imagem, sem que o dependente perceba.

EFEITO: Na 1ª fase estimula o bem-estar e na 2ª fase deprime. O usuário tornar-se dependente de uma droga pelo efeito que ela oferece - quero ficar muito maluco / down / alívio imediato.

SÍNDROME DE ABSTNÊNCIA: Fruto da dependência fisica e psicológica é vista como obsessão, os sintomas são: Ansiedade, alteração do humor, agressividade, angústia, irritabilidade, tensão, desorientação, paranóia, depressão, convulsões, confusão mental, lapsos de memória, crise de identidade, insônia ou sono pesado, pesadelos, sudorese, cefaléia, dores musculares, câimbras, tremores, fadiga, oscilação da pressão arterial, taquicardia, febre, náuseas e vômitos, diarréia, falta de apetite, alucinações.

PROBLEMAS: No início do uso de droga tem prazer [deixa legal/solto], alívio imediato, fornece o triângulo - o poder + o prestígio + sexo. A seguir vem as perdas materiais/moral/legal e seqüelas psico/físicas.

CULPA: Na doença da dependência química não tem culpado, somente responsável, a culpa termina nela própria, a responsabilidade remete ao compromisso de uma vida nova para ser feliz. Não somente parar com a droga e sim ser feliz.

RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA: vontade de parar de sofrer; buscar apoio qualificado; aceitação da doença e de mudanças, pois sem mudança volta a usar droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails