domingo, 25 de setembro de 2011

AUTENTICIDADE II

Estamos numa sociedade que apesar da crescente violência, as pessoas tem muita dificuldade de lidarem com a agressividade, e muitas vezes esta agressividade é confundida com a autenticidade, de tal modo, que pessoa agressiva se auto intitula de autententicas ou muito francas, ou até ao contrário, algumas pessoas não assumem suas posições de forma simples e autêntica, com receio de serem agressivas.

Por isso penso que o nosso primeiro passo é entender o significado literal da palavra autenticidade: "que faz uma asserção; afirmativo locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo; afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor o falante acredita profundamente".

Outro passo é sabermos que existem 4 tipos de comportamentos: passivo, agressivo, ironico e autêntico. Cada um deles tem vantagens e desvantagens dependendo do momento em que for manifesto. Quando digo manifesto, é uma forma de chamar a atenção para a idéia de que comportamento é algo situacional, que pode mudar de acordo com o momento e a situação, em função disto, uma mesma pessoa pode ter os 4 comportamentos, ainda que certamente exista uma tendência maior as pessoas agirem de determinada forma em circunstâncias "normais", ou seja, o indivíduo tende a adotar um determinado estilo como mais freqüente.

Neste ponto, relembramos um outro conceito importante, que é o de motivação, ou seja, quais os motivos que nos levam a desenvolver o comportamento autêntico, e com certeza nada responde melhor a esta pergunta se genericamente, considerarmos os benefícios que a autenticidade pode nos trazer:

-Lidam com os confrontos com mais facilidade e satisfação;

- sentem-se menos estressadas;

- adquirem maior confiança;

- agem com mais tato;

- melhoram sua imagem e credibilidade;

- expressam seu desacordo de modo convincente, mas sem prejudicar o relacionamento;

-resistem às tentativas de manipulação, ameaças, chantagem emocional, bajulação, etc;

- sentem-se melhor e fazem com que os outros também se sintam melhor.

Sabemos da importância e temos motivos para sermos autênticos, agora uma terceira questão: como desenvolver ? sem pretender dar "receitas" prontas ou mágicas, cabem algumas dicas já comprovadas que podem ajudar a quem está interessado no assunto: - Mudar o DIÁLOGO INTERIOR – de negativo para positivo; - levar em consideração seus DIREITOS e os do outros e desenvolver a AUTO-ESTIMA.

Pense nas diversas situações de sua vida profissional e pessoal, em que a sua falta de autenticidade fez com que você não conseguisse obter o resultado desejado, e sentir-se verdadeiramente realizado com suas conquistas. Quantas vezes, você deve que "engolir" a raiva gerada pelo sentimento de que deveria ter dito algo que não disse naquela determinada hora? Quantas vezes você se viu "obrigado" a fazer determinadas coisas por não ter tido a coragem de dizer não para o outro? Seriam inúmeros exemplos, o mais importante é que pensemos sobre o assunto e busquemos ser mais autênticos em algumas situações, para que possamos desenvolvermos relações interpessoais na vida pessoal e profissional, mais autênticas, harmoniosas e prazeirozas. Só lembro, que não podemos ser autênticos, sem sermos empáticos, pois como, desenvolver a nossa própria autenticidade se não formos capazes de aceitar a autenticidade do outro, e nos melindramos e achamos que quando se trata do outro, ele esta simplesmente, sendo curto e grosso! Egoísta! Ou qualquer outro "desqualificativo", que expresse a nossa incompetência em lidar com esta questão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails