sábado, 24 de setembro de 2011

AUTENTICIDADE

Existem 4 tipos de comportamentos:

Passivo: Passivo é aquele que engole desaforo. Ele não quer desagradar o outro então foge de conflitos. Deixa que se aproveitem dele. Costuma usar as frases: “Não quero incomodar“. Tem a postura encolhida. Culpa a si próprio por tudo, precisa de aprovação, cede facilmente. Isso causa muita angustia interna.

Agressivo: Ele não pensa duas vezes pra levantar o dedo na cara do outro, pois tem necessidade de dominar. Ele menospreza e deprecia o outro. Furou a fila na frente dele, ele dá um grito que parece que mataram alguém. Se o colega pede pra ele fazer alguma coisa, ele já manda o colega para aquele lugar. É autoritário, intolerante, dono da verdade.

Irônico: Ele te agride contado uma piadinha. Ele te irrita, mas diz “só estou brincando”. É o tipo de pessoa que não olha muito pra você, vira os olhos, é lacônico, dá indiretas, é sarcástico. E nem percebe que é manipulador. Faz chantagem emocional, distorce as palavras do outro.

Autêntico: É aquele que sabe negociar. É transparente pra falar e sabe ouvir. Sabe ouvir criticas sem partir para o ataque pessoal. Tem a postura segura e comedida. Trata as pessoas com respeito. Aceita acordos. Vai direto ao ponto sem ser áspero.

As pessoas não teem só um tipo de comportamento. Muitas vezes você foi agressivo com o colega de trabalho, mas acabou sendo passivo em casa. Mas essa flexibilidade só indica que é possível mudar um comportamento que não está valendo a pena. Podemos desenvolver autênticidade.

Não desenvolver autêncidade acaba provocando o pior: você não consegue se sair bem em situações importantes, isso joga sua auto-estima lá para baixo. A baixa auto-estima gera outro comportamento inadequado, que gera reação negativa nas outras pessoas, que gera uma auto depreciação e novamente o comportamento inadequado. Ou seja, não acaba n comportamento não assertivo é uma bola de neve que se retroalimenta.

Quanto mais autêntico você for, melhor vai lidar com os confrontos, terá menos estresse, mais confiança em você mesmo, saberá agir com mais tato, melhorará sua credibilidade, saberá lidar com as tentativas de manipulação, chantagem emocional, bajulação etc. Enfim, vai se sentir melhor e contribuir para que os outros também se sintam melhor Uma dica importante é mudar o DIÁLOGO INTERIOR, de negativo para positivo. Aprender a monitorar sua conversa interna. A outra dica é desenvolver a AUTOESTIMA. Descobrir que você merece respeito, descobrir seu valor como ser humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails