sábado, 17 de setembro de 2011

ALCOOLISMO É DOENÇA

Alcoolismo é uma doença que afeta o físico da pessoa

O alcoolismo é uma doença física. O corpo do doente-alcoólatra precisa do álcool. Ele sente grande compulsão, isto é, o corpo dele grita pedindo álcool. Ele fica com vontade louca e incontrolável para beber. Ele faz qualquer coisa para conseguir bebida. O álcool no corpo causa uma falsa alegria, realização... Porém, ao parar de beber o corpo passa muito mal: ressaca, indisposição para alimentação, dores de cabeça, tonturas, tremedeiras, dores de estômago, diarreias, ânsia de vômitos; insônias, sonolências, cansaço, fracasso, fraqueza, olhos avermelhados, marcas de ferimentos... Para não sentir isso ele quer beber continuamente, fica anestesiado.

Alcoolismo é uma doença que afeta mente da pessoa

O alcoolismo é uma doença mental. A mente alcoólica é maior inimiga do doente-alcoólatra. Ele vive pensando no álcool, isto é, tem obsessão pelo álcool. Perde a vontade de trabalhar, estudar; perde a motivação pra viver bem; não quer fazer coisas boas; é desatento, distraído, vai ficando louco; inquieto, perde memória; não se lembra do que falou; não organiza as ideias; só pensa em beber. Ele se torna escravo da mente alcoólica. Só pensa na garrafa de bebida, amigos de bebida, no bar, ficar bêbado... Esses pensamentos o escravizam, o deixa doente.

Alcoolismo é uma doença que afeta a parte emocional da pessoa

O alcoolismo é uma doença emocional (espiritual). Quem bebe demais é dominado pela insegurança, medo, ansiedade, revolta, raiva, agressividade, vergonha, culpa, auto-piedade, auto-condenação, irritabilidade, hiper-sensibilidade; torna-se uma pessoa mentirosa; acusadora; seu arrependimento é passageiro; faz promessas de parar de beber, mas não cumpre a promessa; sofre apagamentos [não lembra o que falou ontem; sofre gozação dos outros [pé inchado; corotinho, 61, 51; perde seu próprio nome].

Alcoolismo é uma doença que prejudica a personalidade de uma pessoa

1) O alcoolismo é uma doença de negação: a pessoa que bebe demais nunca admite que está bebendo demais. Nega que está causando problemas para ele para os outros. A família, também nega que ela está bebendo demais. Torna-se mentiroso, manipulador, interesseiro, destrói a moral, perde atitudes positivas, é briguento, ciumento, avarento etc.

2) O alcoolismo é uma doença que causa transtorno mental e comportamental: quem bebe demais, cada vez mais vai criando sérios problemas com seu modo de pensar, perde a memória, não consegue mais pensar positivamente sobre sua vida e a vida dos outros; não consegue trabalhar, perde emprego, perde confiança do patrão, da família... Faz muitas besteiras, torna-se agressivo com os outros, é humilhado, apanha dos outros, rouba e vende as coisas da casa. Perde a qualidade de vida. Fica louco. Começa ter visões [delirium tremens] de monstros, gente que querem lhe matar etc. Se continuar bebendo vai piorar.

Alcoolismo é uma doença que afeta toda família

O alcoolismo é uma doença da família. Quando alguém da família bebe demais quem sofre mais são seus familiares. Eles sofrem sem beber. Sofrem dores sem anestesia. A pessoa que bebe demais não sente as dores de seus familiares, está anestesiado pelo álcool, com suas bebedeiras. Os familiares, sim, ficam doentes. As dores principais da família são doenças emocionais: vergonha, gozação dos outros, acusações, piadinhas. Exemplo: quando um presidente de uma associação ou comunidade bebe demais todos os seus membros sofrem; quando um político bebe demais todos os cidadãos do município sofrem de vergonha, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails