quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PAZ

Um casal celebrou o seu aniversário de ouro; depois da festa, o marido disse: “Nunca brigamos; porém todos os casais brigam. Vamos brigar sobre o que?”.

A esposa respondeu: “Vamos brigar sobre este pão. Este pão é meu.”. O marido disse: “Então, meu amor, coma-o.”.

Paz é tranqüilidade, calma, liberdade de brigar, viver em harmonia, é a base da justiça. É o resultado de ser desapegado, viver sem egoísmo. Quando os países deste mundo aprenderem esta lição e não brigarem sobre petróleo e fronteiras, vamos viver na paz do Reino de Deus. Jesus disse: “A paz esteja convosco.” Paz quer dizer dar o bom testemunho de vida, a proclamação e inculturação da ética correta, viver tanto no serviço da fé quanto no diálogo e promoção da justiça.

Lembro de uma estória dos Arcanjos. Miguel, na época de Adão e Eva, ficou cansado porque todo mundo continuamente pedia favores a ele.

Então, perguntou ao anjo Rafael: “Onde posso ir para descansar?”.

E o Anjo respondeu: “Entre no mar, nenhuma pessoa encontra você lá.”.

“Não entro não, porque um submarino pode me pegar.”.

Rafael falou: “Voa aos céus, porque ficarás livre.”.

“Não vou voar lá, porque um avião pode me pegar.”.

Os três pensaram muito e concluíram que Miguel deveria ir ao coração do homem, porque nada está lá. Anos depois Cristo nasceu na manjedoura e agora o vazio do coração do homem está cheio da sua presença. Paulo falou: “Eu vivo mas não sou mais eu, mas Cristo que vive dentro de mim.”.

Para viver na paz é necessário viver mais calmamente. O dia em que nós pararmos de correr, chegamos. Alguns exemplos: muitos amigos visitam museus em Paris e Florença. Vão apressados. Não param para observar. Viram muito pouco.

- Uma esposa falou: “João, estamos na estrada errada.”.

Ele respondeu: “Não importa, estamos aproveitando um longo tempo.”.

Para viver em paz e tomar consciência da vida, adicionamos dois minutos a mais quando saboreamos nosso café.

Tenho um amigo que tinha medo de entrar em meditação porque achava que seus negócios iriam falhar. Mas ele parou em paz e meditou; daí, de fato os seus negócios melhoraram muito. Paz também quer dizer concentração, silêncio, tomar consciência das coisas e ter uma concentração numa só coisa de cada vez.

Devemos lembrar que todas as coisas e eventos na vida passam, e passam rapidamente. Seria bom viver só neste segundo. Jogue fora o passado; o futuro nunca vai chegar. Repito que só vivemos neste segundo, aqui e agora. Assim, eternamente Deus existe somente neste segundo. Para cada segundo metaforicamente falando em toda a eternidade, segundo por segundo, vamos conhecer Deus mais intimamente, amá-Lo mais profundamente, e louvá-Lo mais ardentemente.

É bom lembrar que na Manjedoura de Belém os anjos cantaram paz aos homens de boa vontade. “Paz para os bem-amados.”. Depois da ressurreição Jesus mesmo falou: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz.”.

Vivendo assim vamos experimentar verdadeiramente a Paz do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails