sábado, 24 de setembro de 2011

VIVER NA VERDADE É VIVER DE VERDADE

Uma das coisas que mais me fascina é observar as pessoas que estão sempre de bem com a vida, que resolvem seus problemas com tranqüilidade com aquele “jogo de cintura” maravilhoso. E percebi que se tem uma coisa que, com certeza, faz muita diferença é a assertividade, pois é uma das principais competências emocionais.

O que não é assertividade: O chefe que vai engolindo tudo o que não gosta até que consegue abrir a boca e acaba gritando com seus funcionários. O assistente que não consegue dizer a palavra mágica "não", e faz até o serviço que não é dele. A pessoa que sente o estômago embrulhar quando precisa pedir algum favor a alguém.

E você? É daqueles que até tenta reagir, mas aquela resposta legal só vem à cabeça depois, quando não precisa mais. Então está faltando um pequeno ajuste no seu comportamento. Você já viu uma pessoa que entra numa situação difícil mas não conseguiu tomar uma posição clara e, depois, se sentiu decepcionado consigo mesmo?

Outros, confundem assertividade com agressividade são aquelas pessoas que dizem assim: “Eu sou muito franco, sou sincero, digo mesmo tudo o que penso na cara!” Essas pessoas nem estão percebendo o quanto são agressivas, pensam que estão corretas. Outras pessoas nem assumem suas posições, não são autênticas, acham que estão mantendo um bom clima, mas na realidade estão sendo engolidas pelos outros, por puro medo de se afirmar. De tanto medo de serem agressivas, acabam virando paçoca na mão do outro.

Assertividade é: afirmar o seu eu, é afirmar sua auto-estima. Segundo o dicionário, assertivo é “aquele que declara algo, positivo ou negativo, afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor acredita profundamente”. Assertividade vem de "asserto" que significa afirmação categórica. Mas, veja bem, afirmar não é acertar! A pessoa assertiva não é aquela que acerta o tempo todo, é aquela que sabe se firmar. É saber dizer “sim” quando quer dizer “sim” e, principalmente dizer “não”, quando quer dizer “não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails