quarta-feira, 24 de abril de 2013

CARTA DE CACHOEIRINHA


Quem Somos?
Dependentes Químicos Recuperados no modelo de tratamento de Comunidades Terapêuticas.

Por que nos reunimos?
Pelo quinto ano consecutivo nos reunimos em quase 500 companheiros para dar manutenção ao processo de Recuperação, representando as quase 190 CT's espalhadas pelo RS e, este ano, recebendo visitantes do Uruguay e Argentina.

O que refletimos?
Somos uma grande unidade e uma parcela significativa da sociedade. A maioria absoluta dos participantes desse evento são cidadãos, que, recuperando sua saúde, estão vivendo em sobriedade, dando um consistente testemunho de que essa mazela social, essa imensa ferida, que atingi de forma epidêmica o mundo contemporâneo, pose ser vencida com recursos humanos qualificados, boa vontade e organização política e apoio dos poderes constituídos.

Durante o passar dos anos e, especialmente neste encontro, sediado, no únuco município gaúcho a possuir uma CT pública, queremos levar ao conhecimento de toda a sociedade, aos conselhos que regulamentam as profissões que atuam em saúde mental e políticas de saúde pública, a força do nossa mobilização, como dependentes químicos recuperados, atuantes na sociedade, profissionais, pais de família, contrariando dados e estatísticas, com uma média de 3 à 20 anos de abstinência. Não falamos de uma pequena célula. Falamos de 500 indivíduos tratados e reinseridos, por meio deste, tão criticado modelo de tratamento.

Queremos fazer valer nossas posições, elegemos uma comissão representativa, durante o congresso, formada por diversos companheiros recuperados, que por sua vez exercem duas profissões de psicólogos, jornalistas, advogados, administradores, autônomos, funcionários públicos, num total de 12 pessoas, das diversas regiões do estado para lutar pela causa da Ct's, fazer valer os diretos dos quase 7000 DQ internados nas Comunidades do Rs, combater de forma veemente, esta política inexistente e ineficaz, de tratamento e prevenção ao uso de drogas, e as fortes resistências de alguns setores da sociedade e do Universo Político com as CT.
A droga é um mal e a um mal não se faz concessão.

Assinam o documento:
A comissão estadual de graduados e os 500 participantes do congresso, vindos de Cachoeirinha, Charqueadas, Alvorada, Cruz Alta, Passo Fundo, Gravataí, Santa Maria, Ijuí, Ivorá, Catuípe, Montenegro, Caxias do Sul, Porto Alegre, Viamão, Uruguaiana, Triunfo, Canoas, Ivoti, Pelotas, São Marcos, Taquara, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Francisco de Paula, Rio Grande, Arroio dos Ratos, Butiá, Novo Hamburgo, Portão, São Jerônimo, Parobé, São Marcos, Santo Antônio das Missões, Lages/SC e Camboriú/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails