quarta-feira, 19 de março de 2014

DEPENDÊNCIA EMOCIONAL - SUPERAR É POSSÍVEL

Cada relacionamento é diferente, tem as suas próprias características, regras, costumes, hábitos, formas de se expressar e de se projetar. Em algumas ocasiões, pode suceder que uma das pessoas experimente uma necessidade afetiva extrema com o seu parceiro, mostrando um padrão de submissão e idealização do mesmo. Estas pessoas são conhecidas como dependentes emocionais, uma vez que reduzem toda a sua capacidade de bem-estar e prazer à envolvência com o seu parceiro. Se considera que é uma pessoa emocionalmente dependente, recomendo que:

- Recupere o seu espaço. É importante que trate de recuperar aqueles espaços pessoais e individuais. Reúna-se com amigos sem o seu companheiro/a, faça atividades que lhe gerem prazer.

- Realismo. Evite idolatrar o seu companheiro/a, ele é um ser humano, e como tal, tem os seus defeitos e virtudes. Nem tudo o que faz e diz é correto. Lembre que seu companheiro/a é apenas gente para poder superar a dependência emocional.

- Expressão. O que você pensa e diz é igualmente importante, tal como o que o seu companheiro pensa. Quando não estiver de acordo com algo, diga-lhe. Não aceite tudo o que se diga com medo de o perder. Através das diferenças, também se constrói e consolida um relacionamento.

- Trabalhe a sua autoestima. Uma autoestima baixa é um dos fatores que conduz à dependência emocional, é por isso, que deve trabalhar a sua autoestima. Deve se valorizar e se cuidar.

- Repensar. Tome um tempo para pensar no seu relacionamento. Reflita sobre como era antes de o conhecer e todas as coisas que deixou de fazer pelo relacionamento. Talvez seja tempo de fazer umas mudanças na relação para que ambos se sintam melhor.

- Faça terapia. Se considera que não pode fazer estas mudanças por si só, vá a um terapeuta para que o oriente neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails