domingo, 27 de dezembro de 2015

ANO NOVO & DISCIPLINA

Qualquer propósito ou objetivo, por menor que seja, coloca nossa força de vontade à prova

O começo de um ano é o momento mais comum para estabelecer novas metas na vida.

Para algumas pessoas, os propósitos não vão além de começar uma dieta ou deixar de fumar. Outras pessoas, no entanto, estabelecem ideais de superação pessoal, uma melhor vida familiar e conjugal ou o cultivo de valores cristãos. Na verdade, qualquer propósito ou objetivo, por menor que seja, coloca nossa força de vontade à prova.

É comum ver nesta época o entusiasmo com que todos estes novos propósitos são colocados em prática. Mas o que é verdadeiramente meritório – e não tão frequente – é ver aquelas pessoas que vão até o final. São muitas as desculpas para abandonar um projeto começado. Daí a importância de não se deixar vencer por excessos comuns, tais como:

– Não ver rapidamente os resultados esperados. Esquecemos que, para chegar a uma meta, é preciso superar pequenas provas, a fim de obter o prêmio maior.

– Não se sentir capaz de assumir o risco de ferir o próprio ego empreendendo algo que talvez não tenha êxito. Antes de colocar umpropósito em prática, é preciso preparar-se mentalmente para lutar contra os obstáculos que virão até o alcance da meta.

– Começar a desanimar, achando que não somos capazes de concentrar-nos nos resultados. Os obstáculos absorvem a nossa atenção; eles já não são vistos como muros a serem superados, mas como perigos a serem evitados ou avisos que indicam a suposta necessidade de abandonar o projeto. Isso é como querer o fogo antes de buscar a lenha.

– Se houve uma desilusão no passado (quem nunca?), podemos usar isso como desculpa, na tentativa de fugir do compromisso.

Para exercitar a força de vontade, é importante manter-se focado no resultado que queremos alcançar, mas sem esquecer dos pequenos triunfos ao longo do caminho. É verdade que surgirão obstáculos, mas, ao invés de deixar-nos vencer por eles, precisamos usá-los para fortalecer nossa determinação.

Podemos admirar as pessoas ao nosso redor, pela sua tenacidade e fortaleza: “Como conseguem sair da cama tão cedo e correr todas as manhãs?”. Então, começamos a nos perguntar se nos falta disciplina ou se é algo inato.

Mas a disciplina não é algo com que se nasce, é uma habilidade que se cultiva.

É preciso muito mais que um capricho ou desejo passageiro para poder ser disciplinados. A disciplina é um tema de treino diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails