sábado, 22 de julho de 2017

PARÁBOLAS

Em três parábolas as grandes contradições da vida humana: a do joio (contraposição do BEM E O MAL), a do grão de mostarda (contraposição do O MENOR E O MAIO) e a do fermento (contraposição do O POUCO E O MUITO). Através dessas pequenas histórias, simples e ligadas à vida, Jesus nos fala da bondade e da paciência de Deus.

Quem não observa as coisas simples da vida, tem dificuldades para entender Jesus. O Mestre de todos os mestres serviu-se de exemplos bem simples para nos falar da grandiosidade das coisas de Deus. 

Essas parábolas respondem as indagações de muitos, que imaginam o Reino dos céus fora do nosso alcance. Por meio de parábolas Jesus nos fala que o reino de Deus é algo bom que é semeado no nosso coração. 

Jesus compara o Reino dos céus, com plantas que conseguem crescer juntas com as ervas daninhas, sem se contaminarem, com uma pequena semente de aparência frágil e com o efeito de uma porção de fermento no meio da massa.

A do joio, fala da presença do mal no meio do bem. Mesmo assim, Deus é paciente e aconselha-nos a esperar a hora certa. “Deixem que cresçam juntos até a colheita, pois pode acontecer que arrancando o joio, vocês arranquem também o trigo”. Sugerem cautela, cuidado e respeito até mesmo para com aqueles que chamamos de maus. Tudo tem a sua hora. Chegará o dia da colheita quando então, os maus serão ceifados e lançados ao fogo. 

A parábola do joio é um alerta, para que estejamos sempre vigilantes, para não corrermos o risco de cairmos nas armadilhas do inimigo que está a todo tempo nos espreitando. 

É fácil ser bom, vivendo onde só impera o bem, o desafio mesmo, é ser bom, onde o bem e o mal se misturam. É no confronto com o maligno, que provamos a nossa adesão a Jesus, é aí, que damos testemunho da solidez da nossa fé. 

A parábola do grão de mostarda nos mostra que as coisas de Deus começam pequenas e depois, e assumem proporções incríveis.

Comparando o Reino dos céus com uma minúscula semente, Jesus afirma que o crescimento do Reino, começa a partir de pequenas iniciativas!

A semente de mostarda é figura de coisa pequena e de pouco valor. No entanto, a pequena semente crescerá, será árvore. 

Na terceira parábola, Jesus compara do Reino dos céus com o fermento misturado na farinha. Com esta comparação, Jesus diz que a presença próxima de Deus é uma força transformadora. Transforma o ser humano a partir de dentro. Faz um homem novo.

Como o fermento que transforma toda a massa, o Reino de Deus transforma a vida inteira das pessoas, renovando-a. Quem o acolhe com fé e confiança, experimenta a alegria incomparável do amor de Deus, que perdoa e reconcilia.

O Reino de Deus atinge o interior de cada um de nós. Se aceitarmos esse Reino, somos realmente transformados, somos feitos realmente filhos de Deus. Uma vez transformados, podemos transformar os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails