terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Natal

Santo Inácio de Loyola usa a sua imaginação para dar uma idéia da condição do mundo antes da chegada de Cristo Jesus. Para justamente conhecer a necessidade da Redenção do gênero humano, lançou uma visão geral sobre a terra, e viu a multidão imensa de homens, numa grande diversidade de costumes, de raças, de línguas e de religiões; uns em paz, outros em guerra; uns chorando, outros rindo; uns sãos, outros enfermos; uns nascendo, outros morrendo.

Contemplou os homens nesse estado sobre a face da terra, prestou atenção juntamente ao que dizem: como juram, como blasfemam, como se maldizem uns aos outros, como se caluniam, como falam da terra, dos bens do corpo, dos negócios temporais, das guerras e vinganças. Desse quadro etnográfico, viu-se claramente como o mundo estava precisando de um Redentor e de que Deus apressasse a vinda deste. Isaías havia orado: “Céus, lá de cima, derramai um orvalho e que as nuvens façam jorrar a justiça” (Is 45,8).

O Verbo Eterno ofereceu-se para vítima pela vida dos homens. “Não quiseste sacrifício e oblação, mas plasmaste-me um corpo... Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade” (Hb 10, 5.7). O Espírito Santo se propõe, para realizar esse grande mistério, a operar no seio de Maria a Encarnação do Verbo Divino.

Inácio olhou Nazaré e meditou sobre a cooperação de Maria no mistério da Encarnação.

Viu o Anjo Gabriel, que, enviado por Deus, veio trazer-lhe a celeste notícia de ser Mãe do Redentor. Não procurou as grandes capitais, os palácios grandiosos de Roma, mas sim esse recanto da Judéia, onde viveu essa desconhecida filha de Israel. Inácio ouviu as palavras da saudação: “Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” E Maria respondeu: “Seja feita comigo segundo a sua palavra”.

Inácio continuava a sua contemplação sobre a história do nascimento de Jesus pensando que naqueles dias, apareceu um édito de César Augusto, mandando fazer o alistamento de todos os seus súditos, cada um em sua cidade natal. Assim, José partiu com Maria, sua esposa, para Belém, cidade de Davi, a cuja estirpe pertencia. Não encontrando lugar na hospedaria, recolheram-se a uma gruta vizinha, e ali Maria deu à luz seu unigênito Filho; envolveu-O em faixas e reclinou-O sobre uma manjedoura. Havia, nas proximidades de Belém, uma gruta, onde costumavam se abrigar os pastores com seus rebanhos. O Eterno, o Infinito, o Onipotente feito menino! A infinita grandeza e majestade reduzida a tanta pequenez; a infinita sabedoria oculta nos véus da infância; a infinita onipotência disfarçada na impotência infantil. Deus tomou a forma de servo.

Havia, a dois quilômetros de Belém, uma planura de férteis pastagens, onde os pastores pastoreavam os seus rebanhos. Naquela noite, estando de vigia, foram subitamente surpreendidos por uma claridade celeste, e um Anjo do céu lhes apareceu e lhes anunciou a grande nova do nascimento do Messias: “Eis que eu venho anunciar-vos uma boa nova, que será uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11). “Achareis um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa manjedoura” (Lc 2,12).

Jesus, em seu presépio e em suas humilhações, nos mostra como viver.



Feliz Natal.



Haroldo J Rahm, SJ – Fundador da APOT – Instituição Padre Haroldo

Para pessoas com síndrome de dependência alcoólica e química de ambos os sexos

Tel. (19) 3794-2500 – Campinas – São Paulo – Brasil

Fundador do Amor Exigente, Yoga Cristã e TLC

hrahmsj@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails