sábado, 4 de maio de 2013

CUIDADO COM O QUE FALA PARA SEU FILHO

O que falamos aos nossos filhos tem um poder transformador. E todos os dias, todas as horas, falamos muitas coisas para eles. Que tal usarmos as nossas palavras para criarmos filhos felizes? 


Existe um limite entre educar e destruir o seu filho, então esteja sempre atento. 

Você é cuidadoso(a) com o que fala aos seus filhos? 

A velha e conhecida frase “palavras o vento leva” não se aplica quando o assunto é educação de filhos. Cotidianamente escuto adultos profundamente machucados com as duras palavras que escutaram de seus pais quando ainda eram crianças. Infelizmente é mais comum do que imaginamos pais falarem de maneira destrutiva com os seus filhos. 

- Você é um burro. 
- Para de me irritar, senão você vai apanhar. 
- Você é igualzinho ao seu pai, um idiota. 
- Você é louco ou surdo? Está me ouvindo? Eu já falei para parar com isso. 
- Você está parecendo uma prostituta com esta roupa. 

O quê, e como falamos com os nossos filhos faz toda diferença na formação de suas personalidades, autoestima e relações interpessoais (relacionamento deles com as outras pessoas). 

Os exemplos acima são extremados e geralmente saem de forma impensada da boca de pais que estão ou são “estressados, mal humorados, mal educados e descuidados.” Muitos pais falam tais frases com uma naturalidade espantosa, como se em nada fossem afetar seus filhos. Mas a verdade é que elas afetam, podem acreditar nisso! 

Profecia Auto-realizadora. O que é isso? 

Tudo o que falamos aos nossos filhos é como uma programação mental, que pode ser tanto positiva quanto negativa. A programação negativa tem nome e endereço e chama-se: “Profecia Auto-realizadora”. Essa é a expectativa ou o pré-conceito que se cria de algo ou de alguém e, mesmo que ela seja errônea ou diferente da vontade do próprio indivíduo em questão, pode vir a concretizar-se. 

Prestemos atenção em quantas vezes profetizamos frases, eventos ou situações para os nossos filhos. Estas vão de simples: “Você vai cair!” até “Nunca confie nos homens!”. 

Palavras atravessam gerações 

O pior é que estas frases ecoam não apenas na mente de cada pequeno ser que as escuta, mas elas permanecem, tornam-se verdades inconscientes e avançam gerações e gerações à frente. Se eu escutei de meus pais, provavelmente eu falarei aos meus filhos. Se não as mesmas palavras, mas com o mesmo sentido maldoso ou depreciativo. Isso acontecerá até que o ciclo seja interrompido através da tomada de consciência. 

Plantando boas sementes e colhendo bons frutos 

Todas as frases que ouvimos ao longo dos anos são como sementes que foram plantadas inconscientemente em nossas mentes. Elas brotam e formam a nossa autoimagem, tornando-se parte da nossa personalidade. E isso começa cedo. 

Em meu trabalho clinico com crianças, eu pedia para as mesmas se descreverem, e elas me diziam: “Sou uma criança má”, “Faço tudo errado”, “Eu mereço apanhar!”, “Ninguém gosta de mim porque sou muito chata”, etc. Quando eu perguntava por que elas se descreviam dessa maneira, vinha a nada surpreendente resposta: “Oras, meus pais vivem me dizendo isso.” 

Somos adultos, sabemos a verdade, não? Bem, pelo menos é isso que as crianças pensam sobre nós. Que somos os donos da verdade. Se estivermos falando, afirmando ou declarando algo, é porque é verdadeiro. Essa é a verdade para os nossos filhos sobre nós. 

Geralmente quando escuto pessoas falando frases oriundas de profecias auto-realizadora, pergunto para elas quando foi que começaram a ouvi-las. Em geral a resposta é a mesma: “Quando eu ainda era uma criança”. 

Você tem o poder e o dever de criar filhos felizes, então faça isso direito! 

Imagine como a sua vida poderia ter sido diferente se você tivesse escutado e acreditado em frases ditas pelos seus pais, como: 

- Você é um menino maravilhoso! 
- Sinto-me feliz por ser seu pai/mãe! 
- Você é tão criativo, fico impressionada com todas as interessantes coisas que saem da sua mente. 
- Você é linda! 
- Você se esforça tanto para conseguir o que quer, continue assim. 
- Você será feliz fazendo o que ama. 

Por que Machucamos os nossos filhos com palavras? 

Muitas vezes reproduzimos em nossos filhos situações difíceis que passamos durante a nossa infância, mas temos o dever de interromper este ciclo se desejamos que nossos filhos sejam adultos saudáveis e tenham uma vida emocional equilibrada e feliz. 

Interrompendo o ciclo 

Se você deseja mudar a maneira de se relacionar com os seus filhos e para eles começar a falar palavras positivas, primeiro pense um pouco a respeito de si mesmo e tente responder as seguintes perguntas: 

- Você costumava escutar profecias auto-reveladora quando criança? Quais eram? 
- Se as escutava como se sentia a respeito? 
- Lembrando-se sobre elas nesse momento, perceba se elas ainda fazem parte da sua vida. 
- Você continua acreditando nelas? 
- Por que as palavras agressivas passaram a fazer parte da educação de seus filhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails