terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ELES SÓ SABEM FAZER FILHOS!

"ELES só sabem fazer filhos!", foi à frase que a líder comunitária me disse. Senti um golpe na boca do estômago, um "não sei que" de impotência e indignação. Devia ter feito mais, mas só consegui dizer: "Graças a Deus ELES não param de fazer filhos".
A Vila Dique, cinturão de miséria que abraça o Bairro Rio Branco de Canoas formou-se nos últimos dez anos por migrantes, pessoas que vêem das regiões mais pobres do estado, retirantes, que chegam aqui com muitas esperanças no coração e quase nada nas mãos. Inicialmente qualquer lugar serve, alguns dias são acolhidos no abrigo público, depois vão para de baixo da ponte do Rio Gravataí, e finalmente quando se organização um pouco mais, num barraco em cima do dique. Região abandonada pelo poder público, desatendida de água potável e luz elétrica. Cada um se vira como pode: de uma mangueira cedida por um morador próximo, se servem vinte famílias ou mais. A luz elétrica é tudo "gato". É desconcertante olhar para cima e ver aquela teia de aranha de fios elétricos que vem e vão a todas as direções de forma que não se pode entender lógica alguma. Não é por acaso que seguido tem incêndio na vila, também um só bico no barraco, pra ligar lâmpada, televisor, geladeira... Difícil é queimar um barraco só, pois tudo é tão junto que quando há incêndio queima logo três, nem adianta chamar bombeiro é tudo muito rápido, além de que, os becos são tão pequenos que caminhão não entra mesmo.
Barracos minúsculos, uma peça só, uma porta, uma janela quase nada dentro, o que tem muito é filhos. Muitos filhos e todos lindos, sempre sorrindo com dente branquinho. Muitos filhos, todos eles sobreviventes, os irmãos morreram cedo de mais, vitimas de uma doença epidêmica muito conhecida, mas ainda sem cura: O DESCASO. 
Mês passado batizamos a Julia, um ano e quatro meses, hoje soubemos que morreu, faltou coragem para perguntar como foi. Podia dar a impressão de que estávamos mais preocupados com a causa da morte, do que, com a causa da vida. Dona Neuza logo se conformou, com a Julia já são três anjinhos no céu, em casa ainda tem o Rulivam, a Mathiele e o pequeno Lucas todos famintos, e é provável que a mãe esteja grávida mais uma vez. Mais um filho que não poderá amamentar por ser soro positivo. Quando saímos do barraco a líder comunitária me disse: "Eles só sabem fazer filhos". "Graças a Deus ELES não param de fazer filhos", respondi.
Continuam profeticamente tendo filhos e mais filhos. Contra a cegueira dos ricos a obstinação dos pobres, que continuam nascendo nos presépios contemporâneos, debaixo das pontes e nos barracos úmidos. Cada nova vida é uma prova que Deus continua acreditando em nós. Em cada pessoinha que nasce Deus nos da mais uma chance de acolhê-lo em nossos braços.
Claro que muitos preferem que ELES não nasçam. Controle de natalidade apregoam. Pior mesmo é que acreditam nisso: que é melhor não nascer. Eu me pergunto melhor para quem? Talvez seja melhor para quem não esta disposta a abrir a casa e o coração. Fica mais fácil se não estiverem nos semáforos, no centro da cidade, ou batendo a nossa porta, porque assim, não fica tão escancarado o egoísmo, a indiferença. Seria melhor que ELES desistissem de fazer tantos filhos, ai poderíamos deixar de lado a solidariedade, e teríamos mais tempo para os banquetes, e as divertidas fofocas da televisão. Querem a todo o custo nos convencer que a fome, é culpa dos muitos filhos dos pobres, quando bem sabemos que não é alimento que falta, nem terra para plantá-lo, o que falta é a partilha.
Um hospede de um hotel sete estrelas em Dubai, que paga vinte mil Euros por uma única diária nunca vai me convencer que a fome é culpa de uma família Moçambicana de seis filhos que vivem com menos de um Euro por semana. 
"Graças a Deus ELES não param de fazer filhos", lindos filhos, que irrompem profeticamente por todos os lados, com as mãozinhas estendiam em nossa direção, remédio contra a nossa auto-suficiência, a maravilhosa oportunidade que o Bom Deus nos da para ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails