segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Homilia - Primeira missa do Pe. Deigo

Saudações – A Comunidade da Conceição, Pe. Rogério, Pe. ..., todos os Visitantes, seminaristas, religiosos aqui presentes, Familiares e Padrinhos do Pe. Diego, seus Irmãos Rodrigo e Andréa, sobrinhos Pablo, Franciele e Pâmela, Mamãe Dona Solange e Papai Garcia parabéns vocês fizeram um bom trabalho. Padre Diego, sexta o senhor deu a sua primeira benção para seus pais, mas de hoje em diante, seja você sempre o primeiro a lhe pedir a Benção, e dona Solange e para o Sr. Garcia, que lhe dirão Deus te abençoe meu filho. Benção de Mãe e pai tem muito poder. Só no céu saberemos quanto bem nos foi alcançado e de quantos males fomos protegidos pela bênção de nossas mães. Amém? 

Hoje é com muita alegria que nós celebramos a solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. E o fato de ela ter sido isenta do pecado, já na sua concepção, mostra que a força da graça redentora supera infinitamente a força do pecado. Deus realizou plenamente a redenção na Mãe do seu Filho, para nos mostrar o que ele quer de todos nós. Ela se tornou assim a estrela da esperança, que nos anima a sempre nos levantar e caminhar. Ó Maria concebida sem pecado! Rogai por nós que recorremos a vós!

Irmãos, quando se fala em padre, se pensa logo num homem presidindo a missa ou atendendo uma confissão. O perdão e o pão. Celebrará muitas missas, Pe. Diego. Oferecerá o pão da palavra e pão da Eucaristia. E tantas vezes proclamará o perdão aos penitentes! Ora, não são exatamente esses os dois pedidos do Pai Nosso? Pão e perdão. O padre é ministro do pão e do perdão. E é assim, o padre é logo visto pela missa que celebra e pela confissão que atende. 

Pe. Diego, que a sua missão como ministro do pão e do perdão, não é como um lápis que você adquire pronto e vai gastando, mas é como uma semente, que você planta, cultiva e vai aperfeiçoando a cada dia de sua vida. E nunca esqueça que é a mesa da Eucaristia, a qual serviras de hoje em diante, que afasta todo o medo, o desânimo; a tibieza, a frieza de coração, o espírito egoísta. 

O Evangelho narra a cena da Anunciação, em que o anjo Gabriel diz a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Padre Diego, hoje eu te digo: alegra-te homem! O Senhor está contigo! Vamos repetir bem forte? Jesus está presente em você Pe. Diego quando proclamar a Palavra, Ele está presente em você; quando você age, em nome de Deus, Ele está presente em você; quando você perdoa. 

Jesus se torna presente em cada cristão e de maneira singular em cada padre, que se dedica a tornar Jesus presente na vida das pessoas. O Diego a partir de agora tem por missão ter o mesmo olhar de Jesus, o mesmo falar, e o mesmo agir e os mesmos sentimentos de nosso Senhor. Deus assim quis que nós, frágeis criaturas, o representa-se nessas grandes realidades do pão e do Perdão. Todos nós precisamos lembrar que o fato de nós sacerdotes trazer missão tão digna isso não nos faz perfeitos, e muitas vezes precisamos do perdão de vocês, povo de Deus, pelas nossas tantas fraquezas e falhas. 

Dieguinho, meu filho, não esquece que continua sendo um ser humano e vulnerável a todas as fraquezas humanas. Você assumiu uma missão admirável na Igreja, por isso te empenhe sempre na busca da santidade guri, para que possa cumprir essa missão. 

Te inspiram as palavras do apostolo Paulo: “Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.” I Cor 9,19. Grande apostolo das nações, Paulo não colocava limite em seus esforços, estava disposto a tudo e a tudo suportava com alegria, pelo Anúncio do Evangelho.

Tu bem sabe que anunciar o Reino de Deus é correr riscos, porque o amor não é abstrato, mas é pão na mesa, educação, segurança, moradia, trabalho e lazer, em fim vida digna. Anunciar o Reino de Deus, é não ficar calado diante das injustiças que acontecem à nossa volta. Agindo assim serás incompreendidos por muitos que, querem um padre “água com açúcar”, com uma pregação light, que não toque a consciência dos pecadores.

Pe. Diego, como o senhor sabe, deverá exercer o seu ministério num mundo onde existe dor, solidão, pobreza, doença, frustrações, fracassos, ansiedades, apreensões e tantos males. Olhamos ao redor e vemos muros e grades, e atrás deles pessoas com os corações cheios de medo. Lembro-me nesse momento do Beato João Paulo II, quando eleito papa, na sua primeira aparição pública disse: não tenhais medo. Diga o mesmo hoje, padre, “não terei medo”, pois Deus está contigo. Digamos todos para o Pe. Diego – Não tenha medo, pois Deus está contigo. 

Além disso, padre, o senhor tem a graça de celebrar sua primeira missa na Solenidade da Imaculada Conceição. Consagrando o teu ministério ao patrocínio da Virgem Gloriosa e Bendita, contarás sempre com seu amparo materno. 

Se o senhor aceita o testemunho desse velho padre, lhe digo com toda a certeza da fé: Deus está ao nosso lado. Nunca, em nem um momento me senti traído, abandonado ou desamparado por Deus. Pelo contrário, sempre o Bom Deus se adiantou a todas as minhas necessidades. 

Estimado amigo, não tenha medo, siga em frente. O padre diocesano segue a espiritualidade do BOM PASTOR que dá a vida pelas ovelhas. Não tenho dúvida que viverá intensamente isso, pois já está em ti, nós que tivemos a graça de conviver contigo, te conhecemos assim: humilde e esforçado, disponível e alegre, homem da comunidade e homem de Deus.

Pe. Diego, devo lembra-lo que o pão da eucaristia não se limita à mesa do altar mas se prolonga na mesa da vida, na mesa da caridade. Lembro do nosso amado papa Francisco que na cala da noite sai escondido do vaticano para socorrer os pobres e desabrigados. Nunca abandone muito menos delegue para outros a caridade, essa precisa ser realizada pelas tuas próprias mãos, só assim ira experimentar a misericórdia de Deus em teu coração. 

Padre, assim como o teu coração hoje está entupido de alegria, todos aqui nessa Igreja estamos entupidos de alegria. Amém? Pois receberemos das tuas mãos a maior de todas as Graças, a Santa Eucaristia. Sei da profunda emoção que invade o teu coração neste momento, que pela primeira vez presidi a Santa Missa. Que bela e sublime hora na tua vida padre. Nunca esqueceras. Um padre nunca esquece a primeira vez que celebrou o Santo Sacrifício. 

Agradeço a Deus por estar aqui contigo na sua primeira missa. Que Deus abençoe a seus pais, estimado Pe. Diego, que te geraram para Deus, para na Igreja ser servo fiel e amoroso. 

Pe. Diego, “Tudo é graça, e a Graça que é Cristo é tudo”. Para nós padres não nos resta mais nada neste mundo, a não ser o Cristo, e que simplesmente por isso já temos tanto, e tanto, e tanto que nada mais nos falta. 

Meu filho, confio o seu sacerdócio a proteção da Imaculada Conceição. Que ela, Discípula Fiel, te ajude a passar ileso por todas as tentações e desafios que poderão vir sobre o seu ministério. Siga em frente, seguindo os passos de Jesus o Bom Pastor, te acompanharam as minhas orações. Diego tenho toda a certeza da fé que será um padre feliz e santo. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails