sábado, 6 de janeiro de 2018

REIS MAGOS

Irmãos e irmãs, para celebra o dia de Reis, a festa de Reis, na tradição açoriana um terno de reis, sai a noite visitando as casa, relembrando um histórico é de grande significado para a missão do Jesus Cristo.

Através da visita dos três reis magos, Deus nos ensina que Jesus não veio exclusivamente para a salvação dos judeus, mas sim, o Filho de Deus feito homem, veio para salvar todos os povos.

Observem que, através de um sinal cósmico, através de uma estrela Deus chama adoradores, que procedentes dos três Continentes conhecidos até então: África, da Ásia e da Europa. Sendo assim, um preto, um amarelo e outro branco. 

Com isso Deus está nos dizendo que o seu Plano de salvação foi preparado não somente para os judeus, mas para todas as raças. 

O fato de Deus ter escolhido o povo hebreu para se revelar ao mundo, não significa que Deus pertence a esse povo em particular, como eles pensavam.

O Pai enviou ao mundo o seu Filho que veio trazer a salvação a toda à humanidade. E ainda preparou o episódio da visita dos reis Magos, para nos mostrar que a salvação é para todas as raças da Terra. É esse o significado do Evangelho de hoje, que nos mostra com muita clareza a universalidade do Plano de Deus.

Os Magos encontram o menino deitado numa manjedoura, lugar de alimentar os animais. Cristo se tornou alimento para a nossa alma através da Eucaristia. 

Os Magos viram no céu um sinal que era a estrela. E tiveram coragem de segui-la e essa busca sincera os levou a Jerusalém, o povo da Bíblia, e só depois de consultar a bíblia ele seguiram sua busca, e encontraram o salvador.

A vida tem muitos sinais de Deus, mas uma busca sincera sempre vai nos levar ao encontro da Palavra de Deus.

Felizes são todos aqueles que vendo o sinal de Deus em suas vidas, tem coragem de segui-lo, vencendo suas fraquezas e dificuldades, e caminhando dia a dia ao encontro do Senhor.

Observem ainda outro importante detalhe. Os três Magos representam também as três faixas etárias da vida. Sendo que um é jovem, o outro em pleno vigor da idade adulta, e o terceiro de idade avançada.

"Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado é simbolismo e espiritual, que muito bem expressem um resumo do resumo do evangelho e da fé cristã:

O ouro pode representar a realeza. O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu. A mirra, resina usada em embalsamamentos, nos remete a morte de Jesus, pela nossa Salvação.

Que nós a exemplo do Reis Magos, nos sintamos desafiados a ter esse encontro pessoal com Jesus, para adora-lo, e depois como eles nós também voltaremos por outro caminho, um caminho de mais paz e solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails