sábado, 8 de setembro de 2018

A BOCA FALA O QUE O CORAÇÃO TA CHEIO

Um surdo falava com muita dificuldade. Pois não escutando, tem dificuldade para aprender a falar. Nós aprendemos a falar porque desde pequenos escutamos as demais pessoas falando em nossa volta. Copiamos a fala que desde cedo escutamos. 

Do mesmo modo, encontramos hoje muitas pessoas surdas espiritualmente, no que se refere à palavra de Deus, pois elas não ouvem desde crianças, ninguém em casa falando de Deus, ou sobre o Evangelho. O que elas escutam? Palavrões, xingamentos, desafetos e desamor por parte dos que as cercam, inclusive os seus próprios pais. 

Depois achamos ruim quando uma criança responde para nós, não podemos esquecer que A BOCA FALA O QUE O CORAÇÃO TA CHEIO. 

A surdez espiritual nos afasta do Reino do Céu. Nos torna como aquela figueira que não dava frutos. Pois assim como o mudo que não fala por que não escuta, a surdez espiritual é ocasionada pela falta de ouvir e de ler a palavra de Deus. Assim, se não aprendemos a mensagem de Jesus, não podemos falar de Deus ao nosso irmão, e nos tornamos uns inúteis para o reino de Deus. 

Precisamos ouvir a Deus, ouvir sua palavra, praticá-la, e levá-la ao irmão, a irmã. Se não agimos assim, nos tornaremos como palhas que devem ser jogadas ao fogo. 

Pior surdo é quem não quer escutar. Ouvimos mas não escutamos, estão falando e nós estamos apenas ouvindo a nós mesmo, aos nossos pensamentos. Quantas vezes alguém já veio me dizer padre como eu gostei do seu sermão hoje, ai eu pergunto o que eu disse que você gostou, a na verdade eu não lembro, mas na hora eu gostei... E se nós perguntarmos o que disse a primeira leitura da missa ou o comentarista na acolhida, quem saberia? 

Não é fácil, estamos desacostumados a ouvir. 

Só que o nosso Deus nos fala com a Palavra, e se não reaprendermos a ouvi-lo seremos o pior tipo de cristão, aquele que não quer ouvir. 

Existe outro tipo de surdez. Nós somos surdos às dores dos nossos irmãos. Não temos tempo para escutar, ou não pior temos interesse. Observaram com o celular tem nos deixado surdo e até cegos para quem esta a nossa volta, aos nossos familiares e amigos. 

Vamos aprender a ouvir com o coração, dar tempo para as pessoas, dar atenção e respeito, oferecer compreensão, amor, carinho, saber dar palavras de incentivo, elogios, acolhimento, inclusão, e muito mais. 

Isso pode parecer machista, mas entendam dentro do espirito da coisa certa vez uma senhora disse que acho que meu marido gosta mais dos cachorros do que de mim – porque a senhora acha isso? – ele chega e vai direto ver o cães, abraça eles brinca com eles, passa mais tempo com eles do que comigo. – Claro a senhora faz festa quando ele chega? – não – A senhor pula no colo dele? Não – A senhora brinca com ele a toda hora? – não. – Então é claro que ele vai preferir os cães. A relações humana são feitas de trocas não espera pelo outro, seja você quem se aproxima antes, que oferece carinho antes, coloque amor em tudo e em tudo você vai encontrar amor. 

Prezadas irmãs e prezados irmãos. Roguemos ao bom Deus que abra os nossos ouvidos, para que possamos escutar a sua palavra, para que a nossa mudez tenha um fim e assim possamos também praticá-la, levando-a ao irmão para que ele também não seja surdo e mudo. 

Neste mês dedicado especialmente à Bíblia, somos convidados a crescer na escuta, na acolhida e no anúncio da Palavra de Deus, reconhecendo que ela é “Palavra da Salvação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails