sexta-feira, 30 de novembro de 2018

1º Domingo do ADVENTO

Aproxima-se o Natal, por a Igreja nos convida a reflexão, penitência e oração, fortalecendo assim a fé, a esperança e a caridade em preparação para o nascimento de Jesus. 

Essa preparação para o Natal tem três dimensões: 

- Primeiro a celebração o aniversário de Jesus, ou seja, sua primeira vinda; 

- Segundo despertar para a experencia cotidiana com Jesus, ou seja, a sua presença entre nós. Pois é Ele que bate a nossa porta diariamente querendo entrar em nossas vidas. 

- A preparação para o nosso encontro definitivo com o Senhor, no dia de nossa morte, ou na sua segunda vinda no final dos tempos quando voltará para julgar. 

Quando esperamos chegada de uma pessoa querida, a alegria se espalha por toda a casa, por todos os que moram nela, e os preparativos são feitos com amor e carinho. Não recebemos os amigos com a casa suja, e tudo bagunçado, muito menos com a geladeira vazia. 

Da mesma forma precisamos prepara o Natal. Não apenas com preparativos exteriores. Lavar as cortinas e compre um Chester, mas providenciar uma boa limpeza em nossa alma para que ela seja digna da presença de Jesus. Que tal começar com uma confissão bem-feita, com propósito de evitar o pecado futuramente. 

Outra comparação que gosto muito é: 

- Podemos esperar o natal como uma pessoa na parada de ônibus, não tem nada que fazer além de ficar esperando. Essa não representa a esperança cristã 

- Ou podemos esperar como uma mulher esperando o filho que vai nascer. Preparativos, cuidados com cada detalhe, felicidade, alegria pela nova vida que virá. 

Para festejar o aniversário daquele que quer transformar a vida de cada um de nós, é preciso que estejamos preparados, e dispostos a aceitar Jesus, aceitar suas palavras, seus ensinamentos. 

Jesus usa uma linguagem forte para mostrar que o mundo, está de cabeça para baixo, as pessoas vivem angustiadas e amedrontadas. 

Jesus insiste na oração, pois só mesmo com muita oração poderemos escapar da grande tribulação. A oração nos mantém vigilantes e nos dará a força necessária para permanecer de pé. 

Jesus nos fala de coisas assustadoras, mas veja se não é mesmo para ficar assustado no mundo em que vivemos, desordem para todo lado, perde de valores, a família em segundo plano, ninguém respeita ninguém. Egoísmo, ódio, injustiça. Desempregados, idosos abandonados, jovens perdidos nas drogas, por todos os lados. 

Nem tudo são más notícias. A Palavra de Deus anuncia que o Senhor virá para resgatar todo aquele que nele confia. 

Iniciamos hoje o tempo preparação para o Natal do Senhor. 

Esperar alguém requer cuidadosa, amorosa e alegre preparação... É assim que devemos esperar o Natal, a chegada de Jesus. Preparando o nosso coração para acolher Jesus. Ficar alertas e vigilantes para perceber a presença de Deus em nossa vida. 

A partir do momento que Jesus subiu ao céu nós temos que viver esperando a sua volta não com medo, mas com alegria e esperança. Não sabemos quando, nem como, mas devemos viver como se Ele fosse voltar agora. 

É bom para nós esperarmos Jesus, com a alma limpa de pecado, com as mãos cheias de boas obras, com o coração repleto de amor, misericórdia, perdão. Assim poderemos levantar a cabeça sem medo. Devem ficar com medo àqueles que rejeitam a palavra de Deus. 

Os que são fieis a Cristo não devem temer nada, porque a misericórdia de Deus se manifesta a todos que se preocupam com o bem do próximo. 

Devemos por tanto, ficar vigilantes, atentos através da oração constante, para que tenhamos forças para vencer o pecado, e permanecermos puros e dignos da presença de Jesus. 

Prezados irmãos. Para nós que cremos em Deus por Jesus, o fim dos tempos não é uma ameaça, mas sim, a esperança de que todo aquele que crer e tiver praticado a palavra, será salvo. O fim não será o FIM. Mais sim, o início de uma nova vida, a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails