Esse milagre de Nosso Senhor assinala dois casamentos:
- um casamento que realmente aconteceu historicamente em Caná da Galileia, do qual o Evangelista não diz o nome dos noivos...;
- o outro espiritual, onde o noivo é o Cristo e sua esposa é Igreja.
O que era necessário? Qual é a coisa mais importante num casamento?
O AMOR – o vinho na cultura da época simbolizava o amor. Na celebração do hebraico, o ponto alto acontece quando os noivos bebem vinho da mesma taça e depois lança por terra, rompendo-a. Tal ação expressa que ninguém poderá interferir no amor que une o casal.
Na antiga aliança o que contava não era o amor, mas pureza, que não gerava comunhão, mas divisão entre puros e impuros. Onde o sofrimento e a doença eram considerados castigos de Deus, e sinal de pecado.
Se uma pessoa estivesse doente, estava sendo castigada pelos seus pecados, se uma pessoa esta saudável, deve ser muito santa, pois esta sendo abençoada por Deus.
Nosso Senhor não concorda com a lei da pureza ele vem ensinar a lei do amor.
No relado diz que as seis talhas usadas para a purificação dos judeus estavam vazias, isso diz que a lei da pureza vazia, não é eficaz, não salva ninguém.
Jesus transforma a água em vinho, transforma a lei da pureza ineficaz na lei do amor, redentora da humanidade. Notemos que Jesus, não fez pouco vinho cerca de 600 litros, ou seja, Jesus nos da muito amor. Para que aprendamos a amar muito, sem limites.
Na antiga aliança era com água que se realizava os rituais de purificação, agora essa água é transformada em vinho, pois é com vinho que celebramos a Nova Aliança, no sangue do Senhor. Irmãos, cada santa missa que participamos, estamos mais uma vez celebrando este matrimônio e bebendo novamente esse mesmo vinho, e sendo mais uma vez purificados de nossos pecados.
Não podemos deixar de notar o papel decisivo da Virgem Maria, nesses acontecimentos. Como intercessora e medianeira, a Mãe pede o necessário, mas Jesus dá em superabundância.
O milagre das bodas de Caná mostra que se Virgem Maria pedir a Jesus, ele entenderá; pois Ela sabe pedir aquilo que está de acordo com a vontade de Deus e o nosso bem. Para o nosso bem ela nos ensina "fazei tudo que ele vos disser."
Basta visitarmos um santuário mariano para velo repleto de testemunhos de milagres alcançados pela interseção de Maria.
Maria é a Medianeira de todas as graças de Deus, por ser Mãe de Deus; por meio dela Deus uniu o Céu e a Terra.
Desde o século II a igreja reza aquela famosa oração: “Debaixo da Vossa proteção nos refugiamos Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Virgem gloriosa e Bendita”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário