quinta-feira, 14 de março de 2019

TRANSFIGURAÇÃO

Logo antes da transfiguração, Jesus havia dito aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me” (Lc 9,23). 

Palavras terríveis, imagina eles viam os mestre curando os enfermos, limpado leprosos, fazendo cego enxergar, paralitico andar, multiplicando o pão para matar a fome de multidões, mandado no ventos e nas tempestade, andando sobre as águas, transformando água em vinho sem falar das pescas milagrosas e tentas outras coisas. Aí do nada Jesus, vem falar da cruz, da renúncia das coisas que eu gosto. Ninguém gosta da cruz, na verdade eles esperavam que o mestre os aliava-se da cruz, e não o contrário. 

Imagina o drama, eles estavam caminhando para Jerusalém, onde o próprio Jesus havia dito que seria preso e condenado à morte. Na verdade a vontade deles é fugir de Jerusalém, ir noutra direção, escapar da cruz. 

Tudo isso causou uma enorme decepção e desânimo nos discípulos. 

Todos nós já pensamos ao menos uma vez de lar tudo, lavar a mãos, não largamos, não abandonamos, mas que já pensamos, isso sim. 

Jesus, sentiu o ânimo abatido deles, o andar temeroso e titubeante, e quis dar a eles motivos de esperança. 

Calma lá, depois da cruz vem a vitória. Venham subamos o monte vejam a quem vocês estão seguindo, confiem em mim, não desanime que a vitória e certa. 

A transfiguração veio dar-lhes ânimo e esperança. 

Primeiro Jesus se manifesta revestido de glória, e depois apoiado pelo dois principais líderes do antigo testamento, Moises e Elias, e avalizado pelo próprio Deus Pais: “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz.” 

Com essa frase, Deus Pai disse aos discípulos, e a nós, que tudo o que Jesus falou e fez, ele assina em baixo. 

É Pouca coisa? Não mesmo, o apoio que Jesus recebeu foi pesado. 

Pedro gostou tanto sugeriu fazer três tendas para ficar por lá mesmo. Claro que quem tem a felicidade de experimentar o céu, quer ficar lá. Quantos de nós quando estamos fazendo um retiro desejamos que nunca termine. 

Mas para chegar lá, primeiro, precisamos passar por essa vida, carregar a nossa cruz e seguir o bom Senhor sendo fiel até o fim. 

Jesus desceu do monte com os discípulos para ensiná-los a caminhar na vida. Jesus também está conosco para nos ajudar a vencer o medo e a indecisão, e principalmente o pecado que nos desfigura. 

Existem tantas coisas que nos desfigura, o cansaço, o desanimo, a frustação, a gula, a ira, as mágoas, a preguiça, a vaidade o orgulho pai de todos os pecados, e a tristeza filha predileta de satanás. 

Por isso precisamos estar com Jesus na oração, estar com Jesus na Eucaristia, estar com Jesus na penitência. A nossa busca por Jesus, nos transfigura; nos liberta dos efeitos do pecado e devolve a nossa beleza diante de Deus, fazendo resplandecer em nós a luz da bondade, da paciência, da temperança e de todas as virtudes. 

São Carlos de Foucauld, antes de ser padre era cartografo, e viajou pelo Norte da África fazendo mapas, convivendo com anos com radicais muçulmanos, voltou a Paris cheio de duvidas de fé. Procurou o padre, querendo resolver umas dúvidas de fé. O padre levou-o para a sala de atendimento, os dois se sentaram e o padre foi logo perguntando: “Quanto tempo faz que você não se confessa?” O rapaz respondeu: “Não é isso, padre, o meu problema são dúvidas de fé!” “Sim, respondeu o padre, mas eu gostaria que você antes se confessasse. Depois a gente conversa sobre a fé”. 

Ele se confessou, e imediatamente o levou para o sacrário e lhe deu a comunhão. Depois o padre lhe disse: “Agora vamos pode apresentar as suas dúvidas”. Carlos respondeu: “Não tenho mais dúvidas”. “Diante de um Deus de amor não encontro outro sentido na minha vida do que dedicar a minha vida a ele.” 

Queridos irmãos e irmãs, vamos nos transformar neste tempo de quaresma pela oração, pela caridade e penitência. Quaresma é tempo de graça e conversão, no qual a Igreja nos convida a refletirmos sobre nós mesmos, e insiste que é preciso haver transformação. 

Voltemos o nosso olhar para, Maria Santíssima ela nunca foi desfigurada pelo pecado. E ela é, depois de Jesus, a maior agente de transfiguração do mundo. Santa Maria, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails