sexta-feira, 14 de junho de 2019

SANTÍSSIMA TRINDADE

O que dizer da Santíssima Trindade? Três pessoas um só Deus. 

De fato essa verdade que está muito acima da inteligência humana. Porém, muito mais importante do que compreender é crer e amar a Trindade Divina. 

Para tentar explicar o mistério da Santíssima Trindade, alguns catequistas a comparam a um bolo. Os três ingredientes básicos; a farinha, o ovo e o fermento tão diferente, e tão importantes que sem eles não teríamos o bolo, no entanto pegue o bolo e tente separar um do outro... 

Talvez esse exemplo até ajude, mas crer na Santíssima Trindade não é uma questão de culinária, de matemática ou de lógica, é uma questão de fé. 

Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Um mistério cuja razão não alcança, mas a fé sim; porque a fé é um dom de Deus. 

Ao Pai, se atribui de modo especial a obra da criação; ao Filho é atribuída a redenção da humanidade; e ao Espírito Santo, a renovação da vida. 

Três Pessoas um só Deus. É consolador sabermos que Deus não é egoísta, nem solitário. Deus é comunidade, é uma família unida no amor. 

Outra coisa, já repararam como mundo está cheio de sinais da Trindade, é o criador deixando a sua marca na criação. 

Por exemplo: 

Há três dimensões de espaço: comprimento, largura e altura. 

Há três reinos na natureza: mineral, vegetal e animal. 

Há três estados dos corpos: sólido, líquido e gasoso. 

Há três ambientes em que vivem os seres vivos: terra, água e ar. 

Há três etapas do tempo: presente, passado e futuro. 

Há três cores primarias: vermelho, azul e amarelo, das quais derivam todas as outras. 

O mais perfeito dos polígonos é o triângulo equilátero, que tem três ângulos iguais e três lados iguais. 

Há três pessoas do discurso: eu, tu, ele. 

Há três grandes áreas do trabalho humano: agricultura, indústria e serviços. 

Há os três poderes no governo democrático: legislativo, executivo e judiciário. 

Há três partes de uma redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Há três partes de um dissertação: tese, antítese e síntese. 

Há três etapas do método: ver, julgar e agir. 

A lista é longa meus irmão... 

Nem precisa ser uma pessoa de fé basta ser observador para perceber a assinatura do Deus trinada em todas as coisas. 

Mas, diante do mistério, o que nos cabe é adorar. 

Conta-se que certa vez São Tomás estava na praia... 

Deus é mistério! Infelizmente muitos querem entender Deus. Não devemos ir por esse caminho, pois nos surgirão dúvidas de fé. Como pode um Deus tão grande caber numa cabecinha tão pequenininha como a minha? 

De fato a nossa religião é cheia de mistérios: A Trindade, a Concepção Virginal, A Imaculada Conceição, a Transfiguração, a Transubstanciação... 

Os mistérios não são para serem entendidos, mas para serem adorados. 

Hoje somos convidados a adorar a santíssima trindade, o maior mistério da nossa fé. 

Não podemos explicar a Trindade Santíssima, mas devemos fazer todo o esforço para seguir o seu exemplo, vivendo o amor autêntico uns com os outros, amor fraterno sem egoísmo, que visa o bem estar do outro, nos libertando de todo o egoísmos e busca de benefícios pessoas. Ou seja, não exija que as pessoas te amem. Ame-as primeiro... Mas nunca seja possessivo, nem chato, se apegando demais. 

Vamos amar os nossos irmãos na prática, começando na nossa família. 

Pais amem seus filhos mais do que eles o amam. Lembre-se que amar é doar-se. Doe sua vida aos seus filhos esqueça as ingratidões deles. Faça a sua parte como o fez a Santíssima Trindade por você e por todos. 

Não Exija que seu marido ou esposa o ame. Conquiste-a diariamente, com gesto, carinho e atenção. 

Jovens, quer ter muitos amigos, seja amigo de muitos, seja você o amigo que você espera ter. 

Idosos, não viva se lamentando. Também não se entristeça se as pessoas não lhe dão mais atenção. Fica com Deus, que é a melhor companhia. Não fiquei com pena de você mesmo. 

Pense se não é hora de se redimir de todos os seus pecados, e procurar fazer, todo o bem que puder. Pare com esse mau humor. A velhice não é o fim da vida, mas uma nova maneira de viver. 

Ama e você será feliz. O verdadeiro amor é contagioso. 

Nos noticiários vemos notícias sangrentas de homens que não aceitando O FIM DO RELACIONAMENTO, matam a mulher amada. O tipo: SE VOCÊ NÃO FOR MINHA SÃO SERÁ MAIS DE NINGUÉM. 

Quem ama não mata! Só mata aquele que se uniu a alguém visando apenas à satisfação pessoal. Isso não é “amor” é um apego egoísta. 

Quem ama de verdade, gasta a sua vida pelo outro. 

Quem ama de verdade, não fica contabilizando o quanto gastou com o irmão que precisou dele. 

Quem ama de verdade, pratica um amor parecido com o amor de Deus. E Deus que vê tudo, nos recompensará. Pois “Quem dá um na Terra receberá cem nos céus”. 

Irmãos, tudo o que fizermos na vida, vamos fazê-lo em nome da Santíssima Trindade. Porque não iniciar cada dia, cada obra, cada decisão tomada, com o sinal da cruz? Vamos fazer o sinal do cristão sempre com muita convicção. Fazer o sinal da cruz em público, ao passar em frente a uma igreja, antes de uma refeição é uma forma de evangelizar, é uma demonstração de fé. 

Com muita alegria vamos de renovar a nossa fé, dar glórias a Trindade santa: Glória Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails