quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

VISITAÇÃO

 

Queridos irmãos, esse breve relato do evangelho nos descreve a cena conhecida como “visitação” de Maria à sua prima Isabel. Esse texto é inspiração para a pastoral das capelinhas. Seria maravilhoso se essa linda pastoral voltasse a funcionar em nossa paroquia em 2023.  

Nessa visita me chama muito a atenção as palavras com que Isabel, que cheia do Espírito Santo, saúda a Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre!”, palavras que milhões de cristãos repetem, milhões de vezes, em todas as línguas do mundo, para saudar diariamente a mãe de nosso Senhor.

 Bendita porque soube acolher a Palavra de Deus, bendita porque se pôs inteiramente à disposição de Deus, bendita porque o Senhor cumpre as suas promessas.

Isabel é consciente da desproporção da visita: “Quem sou eu para que a mãe de meu Senhor me visite?”, pergunta com a mesma humildade com que seu filho, João Batista, dirá mais tarde: não sou digno nem de desatar as sandálias dos seus pés.

E Isabel proclama Maria ditosa, bem-aventurada, bem-amada a Maria porque nela se cumprirá o que lhe disse o Senhor por meio do anjo. Mesmo que a leitura de hoje se interrompa neste ponto, sabemos que Maria, em resposta às palavras de Isabel, proclama um cântico de ação de graças, o “Magnificat” que já sabemos de memória.

A cada Ave Maria, em que repetimos as palavras de Isabel, bendizendo e felicitando Maria pelas maravilhas que Deus realizou nela, deveríamos ter nos nós os mesmos sentimentos de Izabel. Mas infelizmente rezamos as nossas orações quase que mecanicamente.

Mas deveríamos, sobretudo, assumir as atitudes destas mulheres que se põem à disposição dos planos de Deus. Levando, com gestos e palavras, o Senhor aos nossos irmãos que sofrem e choram, para que se alegrem como Isabel e louvem ao Deus que os salva e liberta.

Isabel “cheia do Espírito Santo” pronúncia então uma dupla bênção. “Bendita entre as mulheres”; “Bendito é o fruto do teu ventre”. Maria é reconhecida por Isabel como a arca santa onde se abriga o Senhor dos Senhores, manifestando a grandeza de sua condição. Em sua visitante Isabel reconhece a “Mãe do Senhor”, aquela que dará à luz o que deve libertar o seu povo.

O Espírito Santo ajuda Isabel a pronunciar sua louvação: “Bendita és tu entre todas as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” A partir de então, milhões de vezes os cristãos têm repetido esta louvação na Ave Maria. São benditos, bem-aventurados os que acreditam em Deus, os que praticam a Palavra, os que dão frutos.

 “Bendita és tu entre as mulheres”.  Maria é bendita porque acreditou! Esta foi sua grandeza e o fundamento de sua fidelidade: sua fé! Maria se converte em Mestra da fé, aceitando tudo quanto se anunciava da parte de Deus, mesmo que não sabendo explicar como tudo aconteceria. Toda vida de Maria se fundamenta em sua fé.

Outra ponto que me chama a atenção é que, logo após o Anuncio do Arcanjo Gabriel a Virgem Maria se coloca a serviço e parte apressadamente uma região montanhosa da Judeia, onde morava a sua prima Isabel.

Detalhe importante, ela parte “apressadamente”, é essa a palavra. Quem ama tem pressa, quem ama corre ao encontro do necessitado, da necessitada. Maria tinha todo o direito de ficar em resguardar, tinha todo o direito de não fazer tanto esforço, pois afinal estava gravida, iria ser mãe, mas ela se colocou a serviço, não se poupou, ela se doou.

Sou testemunho nos ensina a ter pressa, em fazer o bem, ter em ir ao encontro de que pressa de nós, porque Deus tanto nos ama deseja contar conosco para que mais pessoa recebam o Seu amor

Meus irmãos, Nosso Senhor todos os dias nos dá a chance de viver e testemunhar a nossa fé; alguém precisa de sua ajuda? Tenha pressa em ir ajudar.  Precisa perdoar alguém? Tenha pressa de perdoar.

Maria partiu apressadamente; e Isabel sentiu a presença de Deus ali, quando foi saudada por Maria. Meus irmãos, precisamos também partir apressadamente. Quais são as pessoas que precisam ser visitadas por Nosso Senhor? Que você seja a visita do Senhor para este irmão, para esta irmã, que você seja a presença de Deus.

Tenha pressa de amar, de servir, de perdoar, em outras palavras, não percamos tempos, vamos evangelizar, vamos viver a Palavra de Deus, vamos revelar esse Cristo para que outras pessoas também sintam a presença de Deus através de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails