sábado, 27 de maio de 2023

PENTECOSTES


Esse breve relato do Evangelho, nos descreve que os Apóstolos, estavam reunidos com a portas fechadas, inseguros, com medo…, mas ao receberem o Espírito Santo prometido, o medo se transforma em coragem, a dúvida em certeza. Depois de receber o Espirito Santo eles estão preparados para assumir a sua missão de perdoar pecados, e pregar o Evangelho por todo o mundo.

Neste pequeno trecho do Evangelho, Jesus fala duas vezes: “A paz esteja convosco”, “A paz esteja convosco”. Dá impressão que essa foi a finalidade de tudo: dar-nos a paz, uma paz completa e permanente.

Uma paz verdadeira passa pelo perdão dos pecados, pois o pecado gera sentimento de culpa. A culpa nos paralisa, nos tira a paz. Sem paz, a pessoa não tem alegria, nem força para agir, sem paz não temos vontade de fazer coisa alguma.

O perdão de Deus, nos liberta da culpa, nos devolve a paz. Também o perdão que nos damos uns aos outros faz bem. Ele traz a paz tanto para quem é perdoado como para quem perdoa.

A paz é melhor que prêmios e honrarias, acredito que ter paz é melhor até que ter saúde. Pois sem paz não temos nem vontade de viver.

Ainda meus Irmãos, diz o evangelho, “estando fechadas, por medo dos judeus, as portas...” Com esse medo todo, se o Espírito Santo não tivesse vindo, a Igreja teria acabado ali mesmo.

O Espírito Santo tira o medo, pois aumenta a nossa confiança em Deus, e quem confia em Deus, não tem motivo para temer.

Outro fato interessante é que o Espírito Santo não veio para uma pessoa isolada, mas veio sobre a Comunidade cristã reunida. Ele não deseja promover pessoas isoladamente, mas sim a Comunidade, que é a Igreja de Cristo, é nela e por ela que o Espirito Santo vem e age no mundo.

A Festa do Divino, o dia de Pentecostes, é o dia do nascimento da Igreja com a missão de dar continuidade à obra do Salvadora de Jesus no mundo.

O Espírito Santo é o AMOR entre o Pai e o Filho. No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, nele reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho, e esse amor é derramado sobre nós.

Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. Esse mesmo Espírito esteve sempre presente na vida de Jesus. É o mesmo Espírito de Deus que mora em nós, que nos impulsiona a sermos santos, sendo o amor de Deus derramado em nós, ele nos leva a amar a Deus e ao próximo, que é a essência da santidade.

O Espírito Santo é AMOR, é o nosso SANTIFICADOR, o nosso CONSOLADOR, ele é o PARÁCLITO (nosso advogado), é aquele que nos ILUMINA, e nos GUIA.

No nosso batismo e na Crisma nós recebemos o Espírito Santo, mas Ele só age em nós, só se manifesta em nós se o acolhermos, pedindo perdão de nossos pecados, e nos perdoarmos uns aos outros de coração, pois só assim viveremos unidos. E só quando estamos unidos o Espirito Santo nos vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails