domingo, 2 de maio de 2010

Fernanda e Pedro

Queridos noivos, Fernanda e Pedro, amados pais, irmãos, padrinhos, familiares, amigos, aqui nos encontramos, cheios de alegria, em oração para celebrar o matrimonio de Fernanda e Pedro. Um dia de grande alegria.

A Fernanda e o Pedro quiseram casar-se em ambiente de Eucaristia, junto dos seus familiares e amigos, escutando a Palavra do Bom Deus. Querem fazer do seu casamento um sacramento, querem torná-lo para o mundo um sinal e um instrumento dessa alegria de Deus, dessa comunhão própria do nosso Deus família: Pai, Filho e Espírito Santo.

Fernanda e Pedro, esta é a certeza e tesouro maior que devereis levar deste maravilhoso dia. Aquele que aqui vos trouxe é o mesmo que hoje se manifesta no vosso amor e no sacramento da Eucaristia, prova máxima do amor de Deus, que envolve graciosamente o vosso matrimonio.

Bem sabeis que não me refiro a um deus distante, justiceiro, amigo de conflitos. Refiro-me Aquele que vos fala no coração. Falo-vos d’Aquele que vos faz acreditar no sonho da família. Sim fala-vos do Deus família, Deus Amor. Aquele Deus que vos uniu já no vosso namoro, aquele Deus a quem rezaste na vossa intimidade para o vosso encontro acontecer.

Entre as pessoas que trazeis no santuário dos vossos corações alguém tenho que destacar: os vossos pais, aqueles que mais vos amam. Fernanda, a tua mãe Mirna e do teu Pai Cléo; Pedro, a tua mãe Cristina e o teu pai Pedro o qual deixou muita saudade. Fernanda e Pedro recebestes e continuareis a receber o testemunho do Amor dos vossos pais. No amor quotidiano da mãe, no silêncio de tantos gestos do pai, na doação de tantos momentos dos dois,... experimentastes e conhecestes o amor. Sei como Eles são importantes nas vossas vidas e da gratidão que lhes tendes. Ao amor que dEles recebestes, respondei-lhes com amor e felicidade do vosso lar!

A Escritura fala-nos de dois tipos de casa. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. (Mt 7, 24.26). Ela não pode ser mais clara. O Amor é o fundamento. O nosso Deus é Amor. Ele é o fundamento. Haja o que houver nele tudo terá sustento e sentido, e nele, a vossa casa será sempre mais feliz. A casa fundada no Bom Deus está de tal modo segura de si que apesar das contrariedades, dificuldades, injustiças... É mais forte que tudo isso. Aquela que se edificada noutros alicerces sujeita às intempéries acaba por cair. Sabeis bem que sobre a areia nenhuma casa se sustém. Sabeis bem que a areia pode cegar. Nunca vos deixei levar pela desconfiança, pelo amor próprio, pela indiferença, pelo comodismo. Quando aparecerem grãos de areia transforme-os em rocha!

Pedro, o teu nome define o homem como pedra firme. Sei da grandeza do teu espírito e da coerência das tuas opções. Que a memória do teu nome te empenhe sempre a construir com a Fernanda a vossa casa fundada no Amor de Deus e sereis sempre e mais felizes.

Fernanda, o teu nome significa ousada, Deus é assim de repente, surpreendente. Sei do sentido que dás à vida e do empenho que nela colocas. Recorda-te sempre que do mesmo modo que um dia terás um filho em teu ventre, assim Deus vos tem. Constrói com o Pedro a vossa casa fundada no Amor de Deus e sereis sempre e mais felizes.

Nem tudo será simples ou fácil! Viver em família significa doação para acolher, serviço para festejar, renúncia para valorizar. Sempre em nome do amor, sempre para que haja mais amor e alegria. Certamente virão as dificuldades. Algumas já conhecem, outras vos surgirão. Nem sempre as vontades vão coincidir. Educar os filhos nem sempre será fácil. O cansaço e as tensões surgirão. Não tenhais medo! Fiel no amor, tudo isso vos servirá, no diálogo e oração, para a consolidação do vosso amor de família. Lembrai-vos sempre daquilo que hoje viveis! E o melhor modo para o fazerdes é através do diálogo a dois com Deus no meio. Rezai em família, sobretudo, nas horas de felicidade e de maior sonho. E aquilo que hoje vos anima, o amor, seja sempre o critério das vossas escolhas.

Escolhestes a Igreja São Pedro como lugar do vosso matrimonio. Pedro que significa pedra é o teu nome, Pedro é o nome do teu pai, que em 1964 junto de tua mãe Cristina se encontraram diante desde mesmo altar, para fazer a mesma promessa de amor que hoje vocês vêm fazer.

Fernanda e Pedro que o vosso Amor vivido em família seja um eterno namoro, como o do primeiro dia, sempre renovado e fortalecido, feito de encanto e alegria. De certo modo, hoje começa a fase mais importante do vosso namoro. Que os pequenos detalhes se mantenham, que as correspondências se repitam, que os passeios e cinemas continuem, que o fundamento se fortaleça.

Levem Jesus Cristo para o vosso lar! Aproximai-vos da Eucaristia! Renovai em cada dia o amor que hoje aqui celebrais. Fazei do vosso lar casa de oração, doação e felicidade. Amai sempre mais que tudo. Perdoai sempre. Como no vosso namoro dialogai sempre. Celebrai a vida de cada dia como no vosso primeiro e mais belo encontro. Fazei cada dia memória deste dia tão lindo da vossa vida no qual junto de Deus, familiares e amigos vos entregai amorosa e eternamente. Essa será sempre a vossa alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails