segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SILÊNCIO

A palavra certa nasce do silêncio e o silêncio eficaz nasce da Palavra. 

A palavra que cria de novo a comunidade e a reúne é acompanhada pelo silêncio. 

“Há um tempo para criar e um tempo para falar” (Ecle 3,7). Como no dia do cristão há determinadas horas dedicada a Palavra, especialmente as horas de culto e da oração em comum, assim durante o dia deve ter também períodos de silêncio que nasce da Palavra. Serão, sobretudo os momentos antes e depois da escuta da Palavra. Ela não atinge os homens rumorosos, mas aqueles que permanecem no silêncio. O Silêncio no templo é sinal da presença de Deus na sua Palavra. 

Calar antes de escutar a Palavra porque nossos pensamentos já estão voltados para a Palavra como uma criança que cala quando entra no quarto do próprio pai. Calar depois de ter escutado a Palavra afim de que ela continue falando, viva e habite em nós. Calar de manhã cedo, porque Deus deve ter a primeira Palavra e calar antes de deitar-se, porque a última Palavra pertence a Deus. Calar somente por amor à Palavra, isto é para honra-la e recebê-la como se deve. 

Calar é esperar a Palavra de Deus e ir embora depois de tê-la escutado e com sua bênção. Toda pessoa, por experiência própria sabe que é necessário aprender a calar sobretudo nesse tempo em que predomina a palavra. Trata-se realmente de aprender a calar, a fazer silêncio no próprio íntimo, a frear a própria língua o que não é senão natural e simples consequência do silêncio espiritual. 

Se aprendermos a calar diante da Palavra aprendemos também a usar corretamente do silêncio e da palavra durante o dia. 

O silêncio do cristão é um silêncio voltado para a escuta, um silêncio humilde que por amor pode ser rompido a qualquer momento. É um silêncio vinculado à Palavra. A ele se refere Tomás Kempis quando diz: “Ninguém fala com mais certeza do que aquele que cala de boa vontade”. O silêncio contém um maravilhoso poder de clarificação, de purificação, de concentração nas coisas essenciais. Um silêncio cheio de palavras, um deserto cheio de gente e uma oração cheia de Deus. O silêncio é dos mistérios do coração e do amor. 

O silêncio antes de escutar a Palavra leva a saber escutá-la realmente, e por isso a Palavra também nos fala no momento oportuno. As coisas inúteis são silenciadas e as essenciais são expressas em poucas palavras. O silêncio ajuda a pensar, a rezar e a descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails