sexta-feira, 10 de outubro de 2014

AI DE TI

É admirável o modo sincero e transparente como Jesus partilha com os discípulos, enviados em missão, sua própria experiência de fracasso. Longe de revelar fraqueza, suas palavras revelam o respeito que ele tinha pela liberdade humana. Em hipótese alguma, a proposta do Reino tornou-se imposição na vida das pessoas. Diante do Reino, deveriam decidir-se livremente e assumir as conseqüências desta decisão.

Várias cidades ao redor do lago de Genesaré fecharam-se à pregação de Jesus. Corozaim, Betsaida e Cafarnaum estão entre aquelas que não aderiram nem se mostraram capazes de dar ouvido aos ensinamentos do Mestre. Os milagres nelas efetuados teriam sido suficientes para converter até mesmo cidades pagãs, motivando-as a fazer penitência.

A lamentação profética de Jesus: “Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida!” comporta um apelo extremo à conversão. Apelo amargo e incisivo! Fechando-se para o Reino, as cidades impenitentes corriam risco por se terem mostrado hostis para com o Filho de Deus, rejeitando o convite divino à conversão que ele lhes dirigia.

As maravilhas da criação expressam o grande amor de Deus, que não contentou-se em somente nos dar a vida, como quis também nos cercar de cuidados, tanto para o nosso corpo, quanto para o nosso espírito! Para nos garantir uma boa qualidade de vida, Deus nos ofereceu a natureza de onde tiramos o nosso alimento corporal e para o alimento espiritual, Ele nos ofereceu Jesus! Pena que muitos de nós, somos filhos ingratos, não valorizamos estes bens gratuitos!

Vivemos na era dos descartáveis, descartam-se pessoas, valores que devem nortear a nossa vida, como o valor da fé, da família... E assim a humanidade vai se distanciando cada vez mais de Deus, trocando a verdade do evangelho pela inverdade do mundo.

O ter, o poder, o prazer, aliena o homem, dando-lhe uma falsa alegria que mascara a pior de todas as doenças da humanidade: a insensibilidade do coração.

E mesmo com tantas respostas ingratas a este amor sem limites, Deus não desiste do humano, Ele não cansa de esperar pela sua conversão!

Na pessoa de Jesus, o céu e a terra se encontram, Jesus é o caminho humano para chegar a Deus e o caminho Divino para chegar à humanidade!

No evangelho de hoje, Jesus censura o comportamento de um povo que recebeu por várias vezes a manifestação de Deus na pessoa de Jesus, um povo que presenciou tantos milagres, mas que mesmo assim não se converteram.

Hoje, são muitos os que têm o conhecimento da palavra de Deus, mas que mesmo assim, fazem opção pelos caminhos mais largos: os caminhos do mundo são os que conhecem a verdade, mas preferem viver na mentira, que conhecem a luz, mas fazem opção pelas trevas!

Existem também os que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a Luz! E nós, ao invés de ficarmos insistindo com aqueles que recusam a Luz, avancemos para águas mais profundas, indo ao encontro dos irmãos que ainda não conhecem a verdade que liberta!

Como filhos e filhas amados de Deus, não podemos deixar que a sociedade, na sua ambição desmedida, nos imponha modelos de vida que foge a verdade do evangelho!

Não podemos ficar indiferentes às inúmeras graças que recebemos a todo instante, e nem deixar que irmãos nossos desconheçam o evangelho!



Estejamos sempre atentos, para que Jesus nunca nos surpreenda com esta dura expressão “Ai de ti”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails