sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

EXISTEM BÊNÇÃO?

A Sagrada Escritura atesta que todo membro do Povo de Deus é chamado a ser uma bênção (ver Gn 12, 2: em ti serão abençoadas todas as gentes) e a abençoar: bendizei, pois a isto fostes chamados (1Pd 3, 9; ver Lc 6, 28; Rm 12, 14). Por isso, ao lado de bênçãos que a Igreja estabeleceu para uso do Santo Padre – por exemplo, a bênção “urbi et orbi” (para a cidade de Roma e para o mundo) – Bispos, Presbíteros, Diáconos e os Leigos Cristãos também podem conferir numerosas bênçãos (por exemplo, a bênção das refeições, a bênção dos filhos pelos Pais etc.).

Por que se chamam Bênçãos?

São sinais sagrados, que significam efeitos principalmente espirituais, obtidos pela oração. São fruto do sacerdócio comum de todos os fiéis batizados, membros do Corpo de Cristo, Povo de Sacerdotes.

As Bênçãos dependem da fé com que são dados e recebidos, enquanto os sacramentos dependem só da Palavra do Senhor revelada pelo Espírito Santo.

Como são dadas as bênçãos?

No costume aprovado pela comunidade, geralmente compreendem uma oração, a imposição das mãos, com ou sem sinal-da-cruz, ou a aspersão da água benta. Quanto mais as bênçãos se referirem à vida da comunidade ou estiverem ligadas à vida dos fiéis (bênção das alianças no casamento). O uso do sinal-da-cruz é muito recomendado.

O que compreende a chamada “religiosidade popular”?

O senso religioso do povo cristão encontrou, em todas as épocas, formas de piedade que o ajudam a viver a fé. Por exemplo: novenas, peregrinações, promessas, via-sacra, certas danças religiosas - como a Folia do Divino ou a Festa de Reis -, procissões, veneração das relíquias dos santos, visitas aos lugares santificados pela presença de Jesus, Nossa Senhora e seus santos etc. A comunidade ama, respeita e recomenda iniciativas assim, desde que estejam de acordo com o Evangelho e conformes à oração do Povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails