sábado, 10 de setembro de 2016

A OVELHA PERDIDA

É comum às vezes uma ovelha se desgarrar do rebanho e ficar perdido pelos campos. Ao perceber, o pastor larga o rebanho pastando e corre, à sua procura, e quando a encontra agradece a Deus. Ele fica muito feliz ao encontrar a sua ovelha perdida, e a colhe com carinho, reconduzindo-a ao rebanho.

Imaginemos então o desespero de um pai ou uma mãe que perde um filho na rua. Não é incomum ver crianças que se perderam dos pais por que se distraíram ao ver uma coisa que lhes interessou. E a imensa alegria do reencontro, é como recuperar um pedaço de nós mesmos que havia se perdido. Isso é o que vemos, nos relatos no Evangelho de Jesus a Misericórdia de Deus está sempre acompanhada com a palavra ALEGRIA. 

O mundo de hoje está repleto de ovelhas perdidas. São pessoas que sofrem as consequências de terem se desgarrado do rebanho de Cristo, e seguiram outros caminhos. Experimentam aquele desespero, angustia e vazio das crianças que se desprenderam das mãos protetoras de seus pais em meio à multidão de desconhecidos. 

Isso acontece com muitos de nossos irmãos, se desgarram do caminho do Deus quando alguma coisa os chama a atenção, nos distraem ou iludem. Coisas como as novidades do mundo virtual, a sedução da beleza, do prazer, da vaidade, ou as seduções do ter e da ganância.

Não se trata de condenar o progresso ou os bens materiais em si. O que lamentamos, é que tudo isso nos faz desgarrar, desviar do caminho, da verdade e da verdadeira vida. 

Muitos nem percebem que estão perdidos. Seguem andando, e pensando que estão no caminho certo, que são pessoas de Deus, só pelo fato de fazer o sinal da cruz ao deitar, pelo fato de fazer uma rápida oração vez em quando.

Quando estamos em pecado, não enxergamos o caminho a seguir, e nos perdemos na escuridão. Um dia eu li em um carro esta frase: Não me siga. Eu estou perdido! 

Uma brincadeira engraçada, porém com um grande fundo de verdade. Como podemos seguir a alguém que se acha perdido? Não chegaremos a lugar nenhum. 

Isso é o que acontece a muitos dos nossos jovens, que escolheram como heróis cantores, atores, jogadores de futebol, pessoas que na verdade estão completamente perdidos na vida. Que há muito tempo escolheram um caminho de pecado. Escolhamos como modelos os santos, aqueles que em tudo procuraram fazer a vontade de Deus e assim encontraram a verdadeira felicidade.

O pecado nos cega, e não deixa enxergar o caminho, não vemos a mão de Jesus estendida para nos levantar. 

Para vencer ao pecado vamos recorrer a misericórdia de Deus, buscar o perdão, a confissão, e se reintegrar ao rebanho de Deus.

E, com certeza, seremos acolhidos pelo Pai que nos ama, e como o pastor da parábola, nos reconduzirá com alegria ao seu rebanho

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails