sábado, 29 de outubro de 2016

AMOR SALVA O PECADOR

Jesus estava ia para Jerusalém, em direção ao Calvário no caminho da CRUZ, Jesus entra em Jericó e indo a busca dos sofredores, os doentes. 

Andando pela cidade, rodeado pela multidão, encontrou-se com Zaqueu um homem muito rico e pecador. Funcionário do Império Romano chefe dos cobradores de impostos, representavam a opressão do Romana e geralmente eram desonestos, pois cobravam a mais para ficar com uma parte e por isso enriqueciam facilmente, motivo pelo qual eram odiados pelo povo e considerado pecador.

Em Jericó, havia muitos cobradores de impostos, porque era uma cidade de trânsito, de passagem e de grande comércio, por isso essa profissão de cobradores de impostos era muito rendosa.

A história desse homem nos ensina que os pecadores se acreditarem em Jesus serão salvos por Ele.

O primeiro passo foi ouvir: Zaqueu já havia escutado falar de Jesus. Alguém já tinha falado de Jesus e ele tinha escutado. 

O segundo passo foi o desejo se encontrar com Ele: Zaqueu tinha imensa vontade em conhecê-Lo. Sentia-se atraído pela fama de sua santidade e seus milagres, conhecidos e comentados por toda parte. 

O terceiro passo foi em busca com humildade: Ele era de estatura baixa e grande era a multidão que acompanhava Jesus, por isso correu na frente e subiu numa figueira, assim quando Jesus passasse ele poderia vê-lo. Apesar de Zaqueu ter uma posição social boa, não se importou de se expor, subindo numa árvore, para enxergar Jesus, assim que Ele passasse. Só a verdadeira humildade abra a porta da nossa vida para que Jesus possa entrar.

Jesus ao passar olhou para Zaqueu, com aquele olhar que só Jesus tem e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”. Lucas não diz, mas parece que Zaqueu despencou da figueira de susto. Zaqueu não esperava tanta consideração da parte de Jesus. De fato, Deus volta-se para todos nós com muito mais atenção do que nós esperamos. Faz nossos desejos recompensados muito acima do que merecemos. 

O quarto passo acolheu Jesus, abriu espaço para ele, mudou sua rotina, chamou seus amigos e parentes para que eles também fizessem a experiência. Como nós que depois que fazemos um retiro ou outra experiência forte do amor de Deus queremos que todos os que amamos também o façam. Por certo Zaqueu preparou um belo jantar, convidou seus amigos para recepcioná-lo. Vendo isto os judeus estranharam que Jesus fosse comer na casa de um pecador, pois até entrar na casa deles era proibido.

A questão meus irmãos não era se Zaqueu era rico ou pobre, a culpa não está nas riquezas, mas no mau uso que delas se faz; pois, se as riquezas são um meio de perdição para os maus, nas mãos dos bons é um poderoso auxílio de suas virtudes.

Cristo chamou Zaqueu porque viu sua disposição e o esforço que fez para vê-lo passar. Se prestarmos atenção nesta história veremos que:

- Deus começa a operar primeiro em nós, fazendo com que queiramos:

- Depois coopera conosco, na busca daquilo que queremos; 

O passo definitivo da conversão se tornando um homem novo. Zaqueu teve um encontro pessoal com Jesus e mudou completamente sua vida. Ele se encantou com Jesus, sentiu o seu amor, a sua doçura, a sua bondade, a sua compaixão, o seu perdão. Zaqueu se mostrou arrependido da vida que levava, Jesus disse a ele: “Hoje entrou a salvação nesta casa”. 

Com a graça de Deus, o pecador pode salvar-se. A pergunta mais importa para mim é, o que fez Jesus para Zaqueu, para que ele se transformasse assim radicalmente?

Jesus simplesmente não o excluiu, teve um gesto de amor, de acolhida, quis visitá-lo, deu-lhe atenção, valorizou-o, não marginalizou e nem excluiu por ser ele um pecador. Mas sim, Jesus deu-lhe amor, sem o acusar de nada, sem lhe pedir nada.

Nós também precisamos aprender com Jesus a olhar para o pecador e não para o pecado só assim conseguiremos trazer os irmãos de volta para Deus. Amemos ainda mais os que erram, pois somente o amor fará com que essas pessoas reparem os seus erros e mudem de vida. 

Só o amor salva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails