segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O adicto é um homem ou uma mulher que se tornaram um problema com o uso de álcool ou drogas. Existem três tipos de usuário: usuário casual, usuário habitual, e o usuário crônico. A palavra adicto vem do latim e significa escravo. 

Não somos safados, sem vergonhas, sofremos de uma doença, conhecendo a doença podemos começar a usar as ferramentas certas: 12 passos, programação do “só por hoje”, espiritualidade, etc. 

A doença é lenta, progressiva, incurável, fatal, e pode ser contagiante. A doença da adicção é como uma escada. Ela nos tira três coisas e não nos devolve mais, que é o tempo, a juventude, e a saúde. 

Força de vontade não adianta para estacionar a doença. É preciso muita “boa vontade”, pois a força acaba e a boa é um pouco todos os dias. Não somos responsáveis pela nossa doença, mais somos responsáveis pela nossa recuperação. 

Achávamos que nos amávamos, porém nos destruímos com uma doença perigosa e maligna. ”Praticávamos o mau que não queríamos.” – Romanos 7.14,26. 

A doença da adicção, tem três aspectos: 

Físico - Compulsão; 

Mental – Obsessão; 

Espiritual – Perda da capacidade de amar, deficiência moral, egocentrismo. 

Só conhecendo a nossa doença, poderemos dominá-la, e estacioná-la porque somos pré-dispostos a qualquer tipo de substancias químicas que alterem nosso comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails