sábado, 4 de fevereiro de 2012

MANTER DECISÃO DE MUDANÇA

Certamente quando tentamos de algum modo começar vida nova, queremos fazer isto de uma só vez. No entanto estes projetos de vida nova muitas vezes naufragam durante o tratamento, em geral por “força maior”. 

Existem dores internas misteriosas, as chamadas dores emocionais, dificuldades de adaptação, relacionamento, saudade, isolamento do mundo, e muitos outros. Na ativa, a pressão era tamanha, que se tornava imprescindível aliviar o sofrimento usando os meios de que hoje tentamos nos livrar. Passamos a achar, que merecíamos usar drogas, beber, e nos prostituir para aliviar as tensões do dia-a-dia. 

A pessoa que está numa comunidade e não para de pensar no tempo de recuperação e na rua pode ficar deprimida. Se ficarmos contando os dias, o tempo passa tão devagar, que não agüentamos a comparação entre meta e realidade. Aqueles que viviam prisioneiros de seus objetos, não se mostram satisfeitos com avanços aparentemente insignificantes e sucumbe a frustração. 

A atitude mais proveitosa é fazer com que o único objetivo seja a mudança imediata no comportamento. O que são alguns meses se sabe que com bravura ganharemos uma nova vida com qualidade. Estabeleça metas que você pode cumprir. Concentre-se nesta oportunidade e vai ver que o esforço compensa. 

Não devemos dar atenção aos problemas que não podemos resolver agora. Tenha cuidado com a tirania do objetivo, injustamente comparando o que você é hoje como um resultado distante. Busque apoio nos que estão no mesmo barco. O melhor é recorre a queles que partilham de nossos objetivos. O apoio mútuo é o norteia tanto os A.A.’s quanto os N.A.’s. 

Divida sei entusiasmo com aqueles que o compreendem. Sabemos que as vezes é difícil passar por uma reforma geral em nossas vidas. Se você decide endireitar de uma só vez uma série de aspectos de sua vida é provável que não alcance nada. 

Muitos obstáculos tornaram a mudança desagradável, os velhos hábitos, seguros e anestesiantes, voltaram com facilidade, e quase sempre serão bem vindos. Se nos apressarmos para mudar tudo radicalmente é possível que a angustia seja tão terrível que nos faça desistir. Com paciência e empenho, e a mente aberta é que conseguiremos. 

Agora, a cabeça ordena e o corpo obedece. É mais sensato interpretar nossas mudanças levando em conta o que ganhamos. A mudança ocorrerá apenas se fizermos uma nova interpretação de nos mesmos, sempre ligada ao nosso mundo interior. Lembrar do passado só trás sensação de culpa e arrependimento. As lembranças consolidam o comportamento que originou a culpa e do qual queremos nos livrar. 

”Estou tentando” é o grito de guerra e covardes “eu deveria”, é uma forma de culpar a si próprio antes que os outros tenham tempo de fazê-lo. Preciso é uma carta escrita ao papai Noel, por um irresponsável que nunca cresceu. No entanto não almeje a perfeição por que ela é um dos maiores inimigos quando tentamos realizar algo. Os prisioneiros devem. Os infelizes precisam, os competentes recebem. Os felizes querem, e tudo mais ou menos mas a diferença esta nas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails