Certamente quando tentamos de algum modo começar vida nova, queremos fazer isto de uma só vez. No entanto estes projetos de vida nova muitas vezes naufragam durante o tratamento, em geral por “força maior”.
Existem dores internas misteriosas, as chamadas dores emocionais, dificuldades de adaptação, relacionamento, saudade, isolamento do mundo, e muitos outros. Na ativa, a pressão era tamanha, que se tornava imprescindível aliviar o sofrimento usando os meios de que hoje tentamos nos livrar. Passamos a achar, que merecíamos usar drogas, beber, e nos prostituir para aliviar as tensões do dia-a-dia.
A pessoa que está numa comunidade e não para de pensar no tempo de recuperação e na rua pode ficar deprimida. Se ficarmos contando os dias, o tempo passa tão devagar, que não agüentamos a comparação entre meta e realidade. Aqueles que viviam prisioneiros de seus objetos, não se mostram satisfeitos com avanços aparentemente insignificantes e sucumbe a frustração.
A atitude mais proveitosa é fazer com que o único objetivo seja a mudança imediata no comportamento. O que são alguns meses se sabe que com bravura ganharemos uma nova vida com qualidade. Estabeleça metas que você pode cumprir. Concentre-se nesta oportunidade e vai ver que o esforço compensa.
Não devemos dar atenção aos problemas que não podemos resolver agora. Tenha cuidado com a tirania do objetivo, injustamente comparando o que você é hoje como um resultado distante. Busque apoio nos que estão no mesmo barco. O melhor é recorre a queles que partilham de nossos objetivos. O apoio mútuo é o norteia tanto os A.A.’s quanto os N.A.’s.
Divida sei entusiasmo com aqueles que o compreendem. Sabemos que as vezes é difícil passar por uma reforma geral em nossas vidas. Se você decide endireitar de uma só vez uma série de aspectos de sua vida é provável que não alcance nada.
Muitos obstáculos tornaram a mudança desagradável, os velhos hábitos, seguros e anestesiantes, voltaram com facilidade, e quase sempre serão bem vindos. Se nos apressarmos para mudar tudo radicalmente é possível que a angustia seja tão terrível que nos faça desistir. Com paciência e empenho, e a mente aberta é que conseguiremos.
Agora, a cabeça ordena e o corpo obedece. É mais sensato interpretar nossas mudanças levando em conta o que ganhamos. A mudança ocorrerá apenas se fizermos uma nova interpretação de nos mesmos, sempre ligada ao nosso mundo interior. Lembrar do passado só trás sensação de culpa e arrependimento. As lembranças consolidam o comportamento que originou a culpa e do qual queremos nos livrar.
”Estou tentando” é o grito de guerra e covardes “eu deveria”, é uma forma de culpar a si próprio antes que os outros tenham tempo de fazê-lo. Preciso é uma carta escrita ao papai Noel, por um irresponsável que nunca cresceu. No entanto não almeje a perfeição por que ela é um dos maiores inimigos quando tentamos realizar algo. Os prisioneiros devem. Os infelizes precisam, os competentes recebem. Os felizes querem, e tudo mais ou menos mas a diferença esta nas atitudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário